Fale Conosco

A Prefeitura de João Pessoa conclui, nesta terça-feira (6), a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19, nos agentes de limpeza urbana. A imunização ocorre durante todo o dia, na sede da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e deve beneficiar 400 trabalhadores. O esquema de vacinação foi organizado de modo que não comprometa os serviços de limpeza, que seguem sendo executados em toda a cidade.

O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, destaca a importância da imunização. “A atividade de limpeza urbana é um serviço essencial e os agentes que executam os trabalhos merecem essa proteção contra o Coronavírus. Durante toda a pandemia, eles estão desempenhando suas funções, contribuindo para a qualidade de vida da população”, afirma.

Para Edson Souza, que trabalha na coleta de resíduos domiciliares, no Valentina, a aplicação da vacina foi um presente de aniversário. “Estou aniversariando hoje, e não tem presente melhor. Agora estou iniciando esse processo de proteção e fico mais tranquilo para trabalhar”.

A tranquilidade também é a sensação relatada por Josilvan Felipe, que faz a coleta de resíduos de podas. “Vou continuar com os cuidados de proteção, mas, agora, me sinto mais protegido”, disse o agente.

Ricardo Veloso explica que os agentes de limpeza foram divididos em grupos, na aplicação da vacina, para não prejudicar a execução dos serviços. “Alguns agentes iniciaram o dia aqui na Emlur e seguiram para a execução dos trabalhos. Outros estão trabalhando agora pela manhã e serão vacinados à tarde”.

Esta é a terceira e última etapa de aplicação da primeira dose da vacina nos agentes de limpeza. No mês de junho, a imunização ocorreu em dois dias. O calendário de aplicação da segunda dose será de acordo com o prazo de 90 dias. após a aplicação da primeira. Portanto, em outubro, todos os agentes de limpeza estarão imunizados.