Fale Conosco

O debate da TV Cabo Branco deverá realizar o debate com apenas quatro dos treze candidatos a disputa à Prefeitura Municipal de João Pessoa. Isso porque a emissora é afiliada da Rede Globo, nacional que emitiu protocolos sanitários rígidos para a participação dos candidatos devido à pandemia de covid-19. Ontem, o diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel, revelou que a emissora vai escolher os quatro nomes através de pesquisa Ibope ou Datafolha somente com os mais bem avaliados.

“A Globo decidiu que só fará debates no primeiro turno onde haja acordo entre os partidos para que apenas os quatro mais bem colocados na pesquisa eleitoral mais recente (Ibope ou Datafolha) participem das discussões. O debate de segundo turno permanece com a data prevista”, informou Ali Kamel em nota enviada ao colunista Maurício Stycer, do UOL. Segundo Kamel, “não há protocolo sanitário que garanta a saúde aos profissionais da Globo e aos candidatos” para promover os debates presenciais e que “a alternativa de fazer um debate de forma remota não é possível”.

Ele justificou: “Os candidatos precisam ser tratados de forma equânime e ter as mesmas condições, e o público precisa perceber isso. Um candidato pode injustamente ser acusado de estar com ponto eletrônico, de estar recebendo ajuda de assessores, por exemplo”.

Ainda segundo o diretor da Globo, não serão realizadas entrevistas com os candidatos. E concluiu: “Essas medidas são válidas para todas as quatro emissoras Globo (Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Recife, onde há eleições) e recomendadas a todas a suas afiliadas, que seguem o mesmo protocolo”.