Fale Conosco

Com o coronavírus e as restrições impostas pela pandemia, as comemorações do São João ficaram muito restritas. Mas isso não significa que a data precisa passar despercebida, não é mesmo? Seguindo os protocolos de segurança, equipes do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) prepararam momentos especiais para os pacientes que estão nas alas de internação e usuários que passaram pelo ambulatório da unidade de saúde.

A manhã desta quarta-feira (23) foi muito animada: teve até gente deixando o leito para cair no forró. Foi o que aconteceu na Clínica Médica, por onde um trio de forró pé de serra passou, alegrando a rotina dos pacientes e também dos colaboradores. A iniciativa partiu da equipe multiprofissional da Unidade, que fica localizada no 5º andar do hospital-escola.

Outro ponto do HULW onde a tradição dos festejos juninos surgiu com força total foi a Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (Uasca). Em uma parceria da equipe da Brinquedoteca e residentes multiprofissionais, foi montado um verdadeiro arraiá. A festa junina da brinquedoteca ganhou um toque ainda mais especial por conta da decoração, com riqueza de detalhes em todo o ambiente do hall de entrada da Uasca.

Bandeirinhas coloridas, balões típicos, flores de chita, chapéu e mesa estilizada foram alguns dos enfeites que deixaram o local com cara de terreiro junino. A festa, marcada para o período da tarde, foi antecipada com a passagem das residentes, todas caracterizadas no estilo “traje caipira”, que percorreram as enfermarias, deixando lembrancinhas personalizadas e um pouco da alegria para pacientes e acompanhantes, na manhã da véspera de São João.

A programação contou com trio de forró pé de serra, brincadeiras e o que não pode faltar nessas ocasiões que são as comidas tradicionais da época – como pipoca, canjica, pamonha e pé de moleque. Segundo os idealizadores, o objetivo é estimular, de forma lúdica, a interação desse público, trabalhando de forma integrada e humanizada para promoção do bem-estar dos pacientes. Eventos desse tipo têm como propósito estabelecer vínculo com o cotidiano fora do hospital, além de contribuir para o desenvolvimento social, emocional e cultural.

Já no ambulatório do HULW, a equipe da Unidade do Sistema Urinário entrou no clima e dançou arrasta-pé ao som da sanfona, contagiando pacientes e colegas de trabalho. Os usuários atendidos nesta quarta-feira (23), no período da tarde, receberam uma dose de alegria. O sanfoneiro, acompanhado por um colaborador (que estava vestido com roupa caracterizando um rim), percorreu os corredores, levando música e descontração na véspera do São João.

Sobre a Ebserh     

O Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB) integra a Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais.

O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.