O presidente Jair Bolsonaro (PL) usou uma postagem da ex-BBB Jessilane Alves para citar a MP do FIES, publicada em seu governo, que criou regras de desconto para a quitação das dívidas de financiamento estudantil.
Jessi, por sua vez, rebateu o presidente ao se dizer grata ao programa, que ela afirmou ter sido criado no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O Fies, porém, é anterior aos governos petistas (veja abaixo).
“Assim como a Jessi, os mais de 1 milhão de estudantes inadimplentes com contrato firmado até 2017 no FIES também têm hoje a oportunidade de quitar suas dívidas com até 92% de desconto graças à MP1090 que lançamos no final de 2021. Valor perdoado pode chegar a R$ 38 BILHÕES”, disse o presidente nas redes sociais, compartilhando uma publicação da ex-BBB em que ela dizia, no sábado, que havia acabado de pagar o Fies.
Pouco tempo depois, sem marcar o presidente ou responder a postagem, Jessi respondeu exaltando o programa e o ex-presidente e candidato nas eleições presidenciais deste ano, Luiz Inácio Lula da Sllva (PT).
“Lembrando que o FIES é um programa que foi criado no governo Lula e beneficia milhares de estudantes, que assim como eu, não tinham condições de arcar com a faculdade. Tenho profunda gratidão por esse programa que até hoje garante que todos possam ter acesso ao ensino superior”, disse a ex-BBB, que é professora de biologia por profissão.
O programa, porém, foi criado na verdade no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 1999. Nos governos petistas, foi criado o ProUni, outro programa, diferente do Fies.