A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) participou, nesta segunda-feira (28), Dia do Orgulho LGBTQIA+, da entrega virtual da Comenda Fernanda Benvenutty, uma homenagem criada em 2018 pela Iguais Associação LGBT+ na Paraíba. O intuito é homenagear pessoas, grupos, movimentos, instituições, governos e todas as classes que apoiam as políticas públicas voltadas para a população LGBTQIA+ e que promovam ações para diminuir o sofrimento e a violência contra essa minoria social.
“A gente precisa mostrar que o diálogo com os movimentos sociais e do LGBTQIA+ são permanentes na Funjope. Nós temos uma linha não só de respeito, mas de inclusão das minorias. A gente vem de uma experiência de diálogo, respeito, inclusão. Desejamos muito uma liderança centrada na humildade e na inclusão social das pessoas que precisam de respeito, independente de suas opções sexuais. É necessário que a gente saiba acolher os grupos e os indivíduos. O governo Cícero e a Funjope vão trabalhar sempre nessa linha de pensamento”, declarou o diretor-presidente da Funjope, Marcus Alves.
Dhell Félix, fundador e presidente de honra da Iguais Associação LGBT+ na Paraíba, que coordena e executa a Comenda, agradeceu o apoio da Funjope e destacou que foi fundamental para a realização do evento. “Marcus Alves fez uma fala muito linda, que chegou a nos emocionar porque ele conseguiu, em cinco minutos, dizer um monte de coisas que eu, com 20 anos de ativismo, não conseguiria ter dito. Estamos emocionados até agora”, declarou
Ele contou que Fernanda Benvenutty foi a primeira pessoa a receber, ainda em vida, a Comenda, e cedeu seu nome para esse ato simbólico que representa o orgulho e o agradecimento da associação. “O intuito dessa honraria é reconhecer o trabalho de apoio à nossa causa pelas pessoas que se posicionam em favor da nossa existência, representatividade e reconhecimento de nossos direitos”, declarou Dhell.
Em 2020, foram entregues apenas duas comendas, mas geralmente são sete a cada ano. Por isso, em 2021, foram 15 agraciados. Entre os contemplados estão a cantora Renata Arruda; a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura; o grupo de Mulheres Lésbicas, através de Marli Soares; a atriz Dani Barbosa, que fez Bacurau; DJ Lane Frontt, entre outros.