Fale Conosco

Dentre as diversas atribuições as quais um deputado estadual está habilitado, ser líder do governo de João Azevêdo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) é a mais fácil delas, segundo Wilson Filho. Em conversa nesta quarta-feira (29) no programa 360 graus, o parlamentar destaca a exemplar gestão paraibana que, entre seus muitos feitos, conquistou o primeiro lugar com a melhor educação à distância do Brasil. Para ele, é uma honra representar no parlamento uma administração que só traz benefícios aos paraibanos.

Wilson exerce a função de líder do governo com orgulho. Ele ressalta as qualidades de João Azevêdo não só como gestor, mas também como pessoa, que leva sua humanidade para o trato político e conquista avanços para o Estado. Quando foi convidado para encabeçar a bancada de situação da ALPB no início do ano, o deputado sentiu-se lisonjeado por reunir as qualidades necessárias, entre todos os seus colegas, para assumir a missão junto ao governo.

“Eu tenho um orgulho muito grande de ser líder de um governo bem avaliado, líder de um governo que segue as orientações de uma pessoa, de um ser humano, não é só de um ser político, o governador João Azevêdo é reconhecido hoje por todos os paraibanos por ser uma pessoa de diálogo, por ser uma pessoa que sabe ouvir, por ser uma pessoa que sabe discutir com outras pessoas, argumentar, receber argumentos e atingir aquele resultado que é o que o paraibano e a paraibana querem, que é o foco na Paraíba”, iniciou o deputado.

E não é nenhum desafio levar à população, e aos parlamentares, os resultados de uma administração bem avaliada. Gestão essa que foi reconhecida nacionalmente por sua excelente qualidade nas aulas remotas devido à pandemia, conquistando o primeiro lugar com nota 8.9, numa escala de 0 a 10 e maior que a média nacional, no ranking que listou os estados brasileiros com melhor ensino à distância. Wilson Filho frisa ainda que o mérito não é só de João Azevêdo nem da Secretária de Educação, que tem Cláudio Furtado como comandante, mas também de todos os professores e pais de alunos que batalharam para fazer o sistema remoto funcionar.

“Isso mostra organização, mostra planejamento de uma Secretaria de Educação que trabalha arduamente, todos os dias, sob a gestão do secretário competente Cláudio Furtado. Mas o parabéns não vai apenas para o governador João Azevêdo que lidera todo esse grupo, não vai para o secretário apenas, vai para cada professor, para cada pai de aluno, para cada estudante que entendeu que estudar em casa não é férias, estudar em casa é estudar em um momento diferente, reconhecer a pandemia mas não largar o sonho de ser alguém na vida. A Paraíba só conseguiu atingir o primeiro lugar no ranking nacional de qualidade no ensino, nesse período de pandemia, porque os pais estiveram lado a lado com os estudantes, porque os estudantes se empenharam e porque o Estado se organizou para levar tecnologia, para colocar internet no maior número de lugares”, pontuou.

Além de aulas remotas, a pandemia da Covid-19 obrigou as Casas Legislativas a fecharem suas portas e adotarem as sessões virtuais para discussões e aprovação de projetos. A ALPB buscou, responsavelmente, o retorno de suas atividades presenciais prezando pelo bem estar de todos os seus servidores e, com o avanço da vacinação na Paraíba, a volta aos trabalhos foi marcada para o dia 5 de outubro. O deputado expõe que sente falta do dia a dia no plenário, todavia, as funções remotas não foram empecilho para a Casa que registrou em 2021, ano ainda inacabado, a maior produtividade de sua história.

“Também sentimos falta das sessões presenciais. É importante frisar que 2021 nem acabou e já é o ano mais produtivo da história da Assembleia. É o ano em que a Assembleia votou mais projetos, debateu mais temas, apresentou mais ideias, fez mais reuniões e fez mais sessões. Então o modo virtual não trouxe prejuízos, o que trouxe foi saudade. Saudade de estar olho a olho, saudade de estar microfone a microfone, saudade de poder falar com emoção”, ponderou.

Suas ações no parlamento também abraçam o combate as fake news. Mesmo com as ações positivas do Governo do Estado sendo reconhecidas constantemente pelos paraibanos e também a nível nacional, os parlamentares da oposição insistem em propagar notícias falsas para tentar tirar a credibilidade da gestão e confundir a população. Tanto Wilson quanto os demais deputados da base governista trabalham para levar a verdade à tona em todos os cantos da Paraíba.

“Não apenas eu que estou na liderança do governo, mas cada deputado da base é importante nesse processo do dia a dia de defender as ações verdadeiras do governo. Hoje a oposição pratica o ato de mentir a todo o momento, de produzir notícias. Tumultuar é normal, porque tumultuar a gente respeita, o que não dá para respeitar é efetivamente lançar notícias enganosas na sociedade achando que as pessoas não têm acesso à internet para conferir se é verdade ou não. Então a oposição está quebrando a cara nesse sentido, porque o governo está sendo competente”, observou.

Sem partido desde que seu pai, o deputado federal Wilson Santiago foi destituído do comando do PTB paraibano, após conflitos com a direção da legenda que tem Roberto Jefferson como presidente, especula-se para onde a dupla deverá migrar para disputar as eleições de 2022. Wilson Filho revela que as articulações estão avançadas, com conversas positivas com algumas siglas, dentre elas o Republicanos, o Cidadania e outras que os convidaram, mas nada ainda foi definido. A única coisa que está acertada é que o novo partido deve integrar a base do governador João Azevêdo.

Assista à entrevista completa com o deputado estadual Wilson Filho: