Fale Conosco

Para que a capital paraibana suporte os próximos períodos chuvosos, entre outras situações, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), através da Diretoria de Manutenção e Conservação (DMC), realizou, no ano passado, mais de 4.500 limpezas de bocas de lobo e caixas coletoras de águas pluviais.

O trabalho de drenagem envolveu, ainda, a desobstrução de 4km de tubulações da rede de drenagem, recuperação e construção de 252 bocas de lobo e caixas coletoras, 422 tampas de boca de lobo de concreto confeccionadas, além de 78 recuperações de afundamentos da rede de drenagem de águas pluviais.

Os serviços percorreram todas as regiões da Capital. No Bessa, umas das principais e mais movimentadas vias, a Avenida Fernando Luís Henrique, foi realizada a abertura de Poços de Visita (PVs), que estavam encobertos pelo asfalto e sob as calçadas, impedindo a limpeza e manutenção da rede de galerias do local.

Além do Parque Parahyba I e II, com a desobstrução do lançamento da drenagem no canal e recuperação das bocas de lobo e linhas d’agua e alongamento da tubulação. O diretor da DMC, Rodrigo Pacheco, fez um balanço positivo dos serviços realizados ao longo do ano, com o objetivo de sanar pontos críticos de alagamento na cidade.

“Sabemos que João Pessoa tem pontos históricos de alagamento – alguns deles nós já desenvolvemos projetos para ampliação da rede – e outros foram feitos a manutenção através do trabalho de limpeza e desobstrução. Estamos fazendo um trabalho preventivo para preparar a cidade para o período chuvoso, que ocorre entre fevereiro e julho – intensificando as limpezas, retirando o material que obstrui e diminui a capacidade da rede de drenagem, de coletar e redirecionar as águas pluviais”, explicou.

Os serviços de manutenção, como a limpeza e desobstrução de galerias, oferecidos diariamente à população pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Seinfra, podem ser solicitados por qualquer cidadão por meio do 0800-031-1530. O atendimento funciona de segunda a sexta, das 7h às 22h. A ligação é gratuita.