Fale Conosco

A cada pesquisa de intenção de votos presidenciais, o cenário político para Jair Bolsonaro em 2022 fica mais embaraçoso. Desta vez, fomos apresentados ao percentual de 61% de pessoas que não votariam no atual presidente da República “de jeito nenhum”.

Conforme o levantamento XP-Ipespe de agosto, Bolsonaro perderia no segundo turno para todos os nomes hoje colocados na disputa ao Palácio do Planalto. Dentre os presidenciáveis vencedores em um eventual segundo turno estão Lula, Ciro Gomes, Sergio Moro, João Doria, Eduardo Leite e Mandetta.

Em situação oposta, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não perderia para nenhum dos mencionados acima no segundo turno. A rejeição do petista também é consideravelmente menor do que a de Bolsonaro, atingindo 45%.

Uma pequena parcela de 23% dos entrevistados afirmam “com certeza” seu voto no presidente, enquanto neste mesmo tópico, 38% votariam decerto em Lula.

Foram realizadas 1.000 entrevistas, de abrangência nacional, de 11 a 14 de agosto. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

Veja