Fale Conosco

O pré-candidato à presidência da Ordem dos Advogados Seccional Paraíba (OAB-PB), Raoni Vita, recebeu o apoio de jovens advogados, nessa sexta-feira (17), durante evento em João Pessoa. Entre as propostas de Raoni para este segmento estão a defesa de um piso salarial de R$ 2,5 mil, criação do Conselho Estadual da Jovem Advocacia, linha de crédito facilitada e com juros menores para abertura do primeiro escritório e a residência jurídica.

Victor Barreto, ex-presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB-PB, afirma que o início da carreira é certamente o período mais difícil para o jovem advogado e advogada e neste momento é fundamental a presença da Ordem. “Raoni, muito atento às dificuldades da classe, jovem – e que sendo eleito será um dos mais jovens presidentes da OAB – vem mostrando as melhores propostas para a jovem advocacia”, afirmou.

Entre as propostas, Victor destaca a realização de residências jurídicas, busca de parcerias que garantam juros reduzidos para advogados em início de carreira para montar o seu primeiro escritório, a disponibilização de vagas em salas de estudo para advogados que estejam em preparação para concurso público, edição de uma revista jurídica científica exclusivamente para advogados em início de carreira.

A advogada Gardênia Garrido explica porque decidiu pelo apoio ao pré-candidato. “Para mim, votar em Raoni significa ter a certeza que a mulher jovem e advogada não ficará desamparada neste meio. E falando como criminalista, é ter a certeza que as humilhações às quais somos expostas diariamente serão cessadas, pois teremos a representatividade necessária e finalmente as prerrogativas respeitadas”, disse.

Já o jovem advogado José Lucas Marques disse que apesar de Raoni não ser mais um jovem advogado na concepção técnica da OAB, já que ele possui mais de cinco anos de registro na Ordem, ele é ainda um advogado jovem, pois tem apenas 36 anos. “Raoni sente e sabe dos desafios que nós temos e sabe o que precisamos fazer para superar esses desafios. Ele reúne vários aparatos: jovem, tem uma cabeça renovada e busca constante renovação, além de passar pelos mesmos desafios que eu passo hoje. Já superou muitos desafios que enfrento hoje”, falou.

“Raoni é um símbolo da advocacia na Paraíba, ele carrega consigo, apesar da pouca idade, uma vasta experiência como advogado e além disso, experiência enquanto figura representativa da ordem. Tem disposição e boas propostas para a advocacia em sua totalidade, valorizando cada etapa da carreira. Para o jovem advogado, ter um representante que apesar de não ser mais jovem advogado, ser um advogado jovem, traz força aos que estão iniciando. Raoni tem propostas para alavancar a carreira daqueles que estão ingressando”, ressaltou Emilly Karoline Chaves.

Mais propostas – Por meio do projeto ‘Meu Primeiro Escritório’, Raoni firmará parceria com instituições financeiras a fim de fornecer crédito com baixa taxa de juros e com uma carência de um ano, voltado para abertura do primeiro escritório. Também estão previstos o fornecimento de cursos pela ESA de gestão de escritório, fluxo de caixa, estudo de clientela e marketing jurídico.

Outra proposta é formar convênio com a Defensoria Pública para permitir o auxílio de advogados que necessitem de produção jurídica para concursos públicos produzirem e assinarem peças judiciais juntamente com um Defensor; e a construção de espaço contendo biblioteca e cabines de estudo gratuitas.

Residência Jurídica – Também é proposta de Raoni o Programa da Residência Jurídica, que garante que nos seis primeiros meses da carreira, as advogadas e os advogados terão o direito a fazer uma espécie de curso de formação em escritórios de advocacia que abrirão suas portas. Conveniados com a Ordem, os escritórios terão contrapartidas, para garantir a contratação dos jovens profissionais. “Isso já funciona em Pernambuco e é possível fazer e aqui fazermos isso para que essas pessoas ingressem na profissão”, afirmou, garantindo ainda a reabertura da Escola Superior da Advocacia para contribuir com a profissionalização dos advogados.

 

 

 

Redação com Tá Na Área.