O Partido dos Trabalhadores (PT) acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para contestar decisões do presidente da Corte, ministro Kassio Nunes Marques, relacionadas ao canal “Exército do Lula”, criado pelo deputado federal André Janones (Rede-MG) para mobilizar apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A controvérsia ganhou força após a campanha de Flávio Bolsonaro (PL) pedir providências contra o canal, sob alegação de divulgação de conteúdos falsos. Na quinta-feira (22), Nunes Marques determinou que a Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, apresentasse um relatório técnico sobre o funcionamento da ferramenta.
A disputa provocou divergências entre ministros do TSE. Nesta sexta-feira (23), o ministro Floriano de Azevedo Marques concedeu uma liminar impedindo que a Presidência do tribunal suspenda ou restrinja administrativamente o canal. Uma eventual nova restrição dependerá de decisão judicial do plenário da Corte.
O TSE também esclareceu que não havia determinado a retirada de canais do WhatsApp do ar e convocou representantes de plataformas digitais para discutir o tratamento igualitário às campanhas na reta final da eleição presidencial, cujo segundo turno ocorre neste domingo (25).




