Fale Conosco

O deputado estadual Cabo Gilberto (PSL) e Nilvan Ferreira, presidente do PTB na Paraíba, tiveram suas publicações no Instagram sinalizadas como falsas pela plataforma. Nos posts compartilhados pela dupla, havia uma suposta informação de uma tatuagem, feita por um homem no ânus, contra o presidente Jair Bolsonaro.

A imagem foi publicada no último domingo (10) e foi verificada pela Agence France-Presse (AFP), uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1835, a AFP criou a editoria ‘AFP Checamos’, onde informações falsas que circulam pela internet são examinadas.

Conforme a checagem, a tatuagem foi feita no ano de 2017 pelo artista espanhol Abel Azcona, em protesto contra Donald Trump, então presidente dos Estados Unidos. O homem registrou o slogan “Make America great again” em suas partes íntimas.

Portanto, a imagem compartilhada pelo parlamentar paraibano e pelo comunicador não foram feitas no Brasil, tampouco nesse ano, e não fazem referência alguma a Jair Bolsonaro. Se trata de mais uma fake news compartilhada pela dupla bolsonarista.