“Vai fortalecer a economia rural” diz novo secretário sobre o programa Do Campo para a Mesa. A comunidade do Assentamento Rick Charles recebeu a prefeita Karla Pimentel, secretários e coordenadores da gestão municipal, para o lançamento do “Programa do Campo para Mesa” na tarde desta quarta-feira (13). Na ocasião, foi apresenetado o ex-vereador e técnico agrário Juscelino como novo secretário de Agropecuária e Pesca (SAP) e o agricultor Alexsandro cabral dos Santos como secretário executivo da pasta.
A presença massiva de presidentes de associações, líderes e produtores rurais deixa clara a importância do Programa para a economia rural. “Eu fico feliz em ver que hoje ainda tem pessoas que se lembram do agricultor e das pessoas que precisam de comida na mesa”, comemorou Solon, produtor rural e presidente da Associação de Moradores do Assentamento Tambaba.
Josué, produtor rural da Barra de Gramame, expôs a alegria de contribuir com a alimentação de seus conterrâneos através da sua produção: “Vamos produzir no Conde para alimentar o povo do Conde”, destacou. Geilza, presidente da Associação dos Moradores de Mituaçú, disse que com o programa “os agricultores vão deixar de sofrer tanto no momento da venda.”
É o que também afirma Juscelino, novo secretário da SAP: “A maior dificuldade que os agricultores têm é exatamente a comercialização. Hoje ele não pode estabelecer o preço da sua mercadoria. O valor é imposto pelo comprador”, explicou. “Uma política de aquisição como esta, que trabalha preços justos, vai fortalecer a economia rural”.
“É um marco histórico”, reiterou a prefeita Karla Pimentel. “Esse sonho foi construído nas vivências e conversas com os agricultores que sempre enfrentaram dificuldades, ainda mais agravadas ao longo da pandemia. Nosso agricultor vai poder finalmente respirar”, completou.
O alimento vai beneficiar as mais de 8 mil famílias cadastradas no CadÚnico, “grande parte delas em situação de extrema pobreza ou vulnerabilidade social”, segundo a secretária de Trabalho e Ação Social, Scheilla Barbosa. “Com o Programa do Campo para a Mesa, teremos condições de estabelecer um cronograma baseado na quantidade, público beneficiado e periodicidade”, finalizou
“É o programa social mais importante que existe hoje de políticas públicas para a agricultura familiar. A prefeita Karla está de parabéns por ter tido a coragem de nos trazer este benefício”, acrescentou Juscelino
Além da prefeita, secretários e gestores de pastas, a solenidade ainda foi prestigiada pelo líder do governo na Câmara Municipal, vereador Daniel Júnior, e pelos vereadores Josélio Dionísio, Josemar Antunes, Batista e Flávio Melo.
DO CAMPO PARA A MESA
Tem o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, diversificando o cultivo de alimentos e a compra destes produtos para as Escolas da Rede Municipal. Teve a Lei sancionada pela prefeita Karla Pimentel em 30 de maio, instituindo o Programa Alimenta Brasil (PAB), no município de Conde, com a denominação de “Programa do Campo para a Mesa”.
O programa é direcionado a aquisição de alimentos hortifrutigranjeiros, entre outros produtos que constem na lista da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, para o Programa Alimenta Brasil Federal e que sejam produzidos por agricultores, associações e cooperativas com sede no município de Conde e que estejam regularizadas no Pronaf e na Secretaria de Agropecuária e Pesca de Conde (SAP).
Os alimentos adquiridos no âmbito do Programa do Campo para Mesa serão destinados para o consumo de pessoas ou famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional, o abastecimento da rede socioassistencial que manipulem ou forneçam alimentos, de equipamentos de alimentação e nutrição, da rede pública e filantrópica de assistência social, entre outras necessidades definidas em conjunto pelo Grupo Gestor.
A aquisição de produtos poderá ser feita até o limite da disponibilidade orçamentária e financeira do Município, observando-se, também, o limite do valor de compra por agricultor e as espécies de produtos a serem adquiridos. Para poder trazer mais transparência e fortalecer o diálogo direto com os produtores, a Prefeitura vai criar um Grupo Gestor, vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social, com o objetivo de orientar e acompanhar a implementação do Programa no município.