O trabalho desempenhado pelo Procon de João Pessoa junto ao consumidor durante a pandemia provocada pelo Coronavírus recebeu o reconhecimento oficial da Câmara Municipal de Vereadores da Capital (CMJP), que aprovou nesta quinta-feira ( 20), Votos de Aplausos à Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, em especial ao desempenho do setor da Fiscalização que inspeciona diuturnamente, de domingo a domingo, a aplicação dos protocolos que garantem as medidas preventivas à Covid-19.
Para o secretário Rougger Guerra, o reconhecimento ao desempenho do Procon-JP é mais um estímulo para que o trabalho continue a render frutos. “Estamos imensamente gratos com o reconhecimento do nosso trabalho por parte dos vereadores da Capital e, em especial, do vereador Milanez Neto, autor da propositura. É o esforço de toda equipe do Procon-JP que está dando resultados e tornando a vida do consumidor da Capital mais segura”.
O titular do Procon-JP salienta o trabalho junto a outras secretarias e órgãos da Prefeitura de João Pessoa contra a proliferação do vírus que modificou a vida das pessoas em todo o mundo. “Estendemos os aplausos à Prefeitura de João Pessoa, haja vista que são as secretarias e os órgãos municipais que executam o pensamento do prefeito Cícero Lucena, que tem como prioridade o bem-star do cidadão pessoense. Vamos continuar firmes no trabalho que vem dando certo”.
Números traduzem o trabalho – O reconhecimento ao desempenho do Procon-JP se traduz nos números de atendimento e nos resultados promissores da resolução dos conflitos consumeristas. Até abril deste ano, o SAC já registrou mais de 12,6 mil assistências, realizando cerca de 7 mil audiências de conciliação. “Ampliamos o atendimento, este ano, com o atendimento 100% virtual via WhastApp (Procon na sua mão), e também através do programa ‘Procon no seu bairro’, que visita o consumidor em sua própria localidade, duas vezes por semana”, informa o secretario.
A Fiscalização – E o setor da fiscalização traz números pra lá de significativos até abril: 1.096 entre notificações, autuações e diligências fiscais. “Além da Operação Previna-se (força-tarefa conjunta composta por diversos órgãos da Prefeitura e do Estado que realiza rondas à noite e durante os finais de semana), realizamos, também, várias operações de inspeções em diversos segmentos como bancos, com a interdição temporária de uma agência devido a aglomerações”, conta Rougger Guerra.
E finaliza: “Também estamos em constante monitoramento aos preços dos combustíveis através das pesquisas, escolas, academias, transporte público, supermercados (com apreensão de centenas de produtos com data de validade vencida) e no comércio em geral, seguindo, ainda, as denúncias dos consumidores através das nossas redes sociais”, pontuou.