Fale Conosco

A CUFA Paraíba, através da coordenação da capital, realizou o primeiro encontro municipal presencial de 2021 com representantes de 25 territórios assistidos pela Central.

Este foi o primeiro encontro em formato presencial desde o início da pandemia. Atualmente, a CUFA desenvolve ações em 5 cidades da Paraíba e em mais de 50 territórios vulneráveis e conta com uma rede formada por 80 líderes sociais.

Objetivos

O encontro possibilitou a troca de experiências entre as regiões, formação de novos líderes, ampliação da CUFA nas Favelas da Paraíba e promoção da equidade de gênero entre lideranças, como parte da política interna de empoderamento das mulheres de Favela, através da Frente Nacional de Mulheres.

A CUFA

A CUFA (Central Única das Favelas) é uma organização brasileira reconhecida nacional e internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural que existe há 20 anos. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas, principalmente negros, que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver.

A Central promove atividades nas áreas da educação, lazer, esportes, cultura e cidadania, como grafite, DJ, break, rap, audiovisual, basquete de rua, literatura, gastronomia, além de outros projetos sociais.

Os voluntários coordenam ações sociais por todo o Brasil, a exemplo de arrecadação de alimentos e distribuição de cestas básicas para famílias carentes,  mostras culturais e projetos de conscientização e valorização da cultura negra.

A equipe CUFA é composta, em grande parte, por jovens formados nas oficinas de capacitação e profissionalização das bases da instituição e oriundos das camadas menos favorecidas da sociedade; em sua maioria, moradores de comunidades carentes.