Fale Conosco

A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, e a primeira-dama do município de João Pessoa, Lauremília Lucena, visitaram, nesta terça-feira (13), o Museu do Artesanato Janete Costa, cujo prédio foi restaurado pelo Governo do Estado.  Elas aproveitaram o momento para dialogar sobre parcerias que podem trazer avanços para o artesanato da Paraíba. O Museu possui mais de mil peças produzidas por artesãos paraibanos e fica aberto para a visitação, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

A primeira-dama e presidente de honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins destacou a preocupação e o empenho do Governo do Estado e da Prefeitura de João Pessoa na valorização do artesanato local. “Essa visita ao Museu do Artesanato Janete Costa com a primeira-dama Lauremília Lucena é muito importante, porque ela representa o cuidado e o carinho que temos com o nosso artesanato. O diálogo está aberto para futuras parcerias que tragam mais desenvolvimento e geração de renda para este segmento econômico. O Museu está lindo e indico aos turistas e paraibanos que venham conhecer”, disse Ana Lins.

A primeira-dama de João Pessoa, Lauremília Lucena, parabenizou a nova estrutura do Museu e ressaltou a importância do trabalho conjunto em prol do artesanato e da economia. “Estou encantada com a nova estrutura, as peças estão muito bem cuidadas e este espaço está expondo, realmente, belas obras do nosso artesanato. Quero parabenizar a primeira-dama e queremos fazer parcerias que ajudem a desenvolver o artesanato, gerar renda e movimentar a economia e o turismo de João Pessoa e do estado”, afirmou.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, falou sobre a satisfação de receber a visita das primeiras-damas no Museu do Artesanato Janete Costa. “É com muita alegria que temos o apoio da primeira-dama do estado, do governador João Azevêdo e, agora, vem a somar neste apoio a primeira-dama de João Pessoa, Lauremília Lucena. Ela é uma pessoa sensível ao artesanato, preocupada com o desenvolvimento do artesão e que visa à melhoria da qualidade do artesanato para atender os turistas e também para que o paraibano possa ter esse sentimento de valorizar, cada vez mais, o artesão local”, frisou.

“Já estamos sentindo uma resposta positiva dos turistas e das pessoas da cidade que têm começado a frequentar o Museu. Hoje recebemos essa visita super especial das primeiras-damas, o que reflete uma parceria extremamente positiva, uma vez que o Museu é um equipamento do Estado, mas se encontra aqui em João Pessoa e o fluxo turístico na cidade traz o visitante para este local. O Museu está no melhor estado possível, cheio de obras lindas”, afirmou o diretor do Museu do Artesanato, Fábio Morais.

Museu do Artesanato Janete Costa – A edificação histórica do Museu do Artesanato é composta por hall de entrada, recepção, sete salas de exposição, copa, terraço, lavabos e depósito. Na área externa funcionam a loja para comercialização de alguns produtos, biblioteca, curadoria do Artesanato, sala de reunião, sala de artes plásticas, lavabos, almoxarifado, oficina e depósito.

A obra de restauração recebeu investimentos de aproximadamente R$ 584 mil e manteve a originalidade do prédio tombado pelo Instituto Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep). O Museu homenageia personalidades paraibanas, como Ariano Suassuna, Goretti Zenaide e mestre Zefinha de Pitimbu. O alpendre do Museu leva o nome de Goretti Zenaide – o “Terraço GZ”. No espaço, o turista tem à disposição uma bodega, com produtos típicos da gastronomia paraibana, como rapadura, cocada, cachaça, licor, queijos e temperos.