A Polícia Rodoviária Federal na Paraíba apreendeu, na noite dessa quarta-feira (12), 188 kg de cloridrato de cocaína. A droga estava escondida em fundo falso de um caminhão que saiu do Espírito Santo com destino ao Rio Grande do Norte.
A apreensão ocorreu durante abordagem realizada na Unidade Operacional da PRF em Mata Redonda, no município de Alhandra. No momento da ação, dois homens foram presos em fragrante.
A abordagem ao caminhão foi possível devido à uma denúncia anônima realizada para o telefone de emergência 191. Um motorista informou que o condutor de um caminhão-trator Scania de cor branca estava realizando direção perigosa e que acreditava ter visto uma arma de fogo.
Na ação, ocorrida na BR 101, km 107, na Unidade da PRF em Mata Redonda, o condutor, um homem de 37 anos, desceu do caminhão agitado, alegando ser trabalhador. Os policiais iniciaram uma busca detalhada no veículo por uma suposta arma de fogo, localizando um fundo falso no interior da cabine, onde foi achada toda a droga. Nenhuma arma de fogo foi vista.
O que chamou atenção dos policiais foi o tipo de entorpecente encontrado e sua pureza. O cloridrato de cocaína é a versão mais pura da droga, de elevado valor para o crime organizado e que renderia uma grande quantidade de droga ao ser misturada antes da venda para o destino final. Estima-se que o prejuízo ao crime organizado chegue a quase R$ 8 milhões.
Além do condutor, também foi preso o passageiro do veículo, um homem de 20 anos. Ambos não possuíam antecedentes criminais e deverão responder por tráfico de drogas. Eles, toda a droga aprendida e o caminhão foram encaminhados para a sede da Polícia Federal em João Pessoa.