Além do combate ao furto de energia, o famoso gato, a inadimplência tem sido umas das práticas mais combatidas pela Energisa desde o ano passado. Em levantamento recente, a concessionária identificou que quase 60 prefeituras da Paraíba estão com contas de energia em aberto e não pagam os faturamentos mensais em dia acumulando um débito superior a R$ 6 milhões.
Por conta desses atrasos, algumas prefeituras chegaram a pagar, somente em juros e multa, mais de R$ 24 mil no ano passado. Em média, entre oito e 10 prefeituras municipais têm o fornecimento de energia interrompido todos os meses por falta de pagamento. É importante ressaltar que, antes da efetivação do corte, a Energisa envia notificação e comunicação sobre o débito e a possibilidade do corte do fornecimento em aviso formal, protocolado nas prefeituras.
“O combate a inadimplência garante a excelência das operações da empresa. O cliente precisa saber, que todos os serviços, inclusive a realização de novas ligações, estão condicionados ao fato da unidade consumidora não ter débitos com a empresa”, explica Nadja Trigueiro, coordenadora do Departamento Comercial da Energisa.