• Sobre
  • Contato
16/05/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Paraíba

Paraíba recebe recursos para implementação do programa Água Doce

14 de novembro de 2024
em Destaque2, Paraíba
Tempo de leitura: 3 mins de leitura
A A
Paraíba recebe recursos para implementação do programa Água Doce

A Paraíba será contemplada com R$ 10 milhões para a implementação do Programa Água Doce, no período de 2025 a 2028. A assinatura simbólica dos novos instrumentos de repasse de recurso foi realizada pelo secretário nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), Giuseppe Serra Seca Vieira, durante o IX Encontro Nacional de Capacitação e Integração do PAD-Novo Ciclo; que acontece nesta quarta-feira (13) e quinta-feira (14), em Aracaju (SE).

Os recursos destinados à Paraíba serão para construção de 23 sistemas de dessalinização nas regiões do Curimataú e do Seridó e gerenciamento de outros 30 já em construção. Foi o que explicou o coordenador estadual do Programa Água Doce, Robi Tabolka, que acompanha a equipe do Estado formada por técnicos, operadores e gestor do programa no evento. A programação conta com mesa de diálogo sobre a implementação do PAD, troca de experiências e perspectivas sob a óticas dos estados, boas práticas, prestação de contas, gestão de convênios e visita de campo a um sistema de dessalinização, no município de Poço Verde (SE).

O gestor do Sistema de Dessalinização do Município de Amparo, Everaldo Eronides Maciel, considerado como referência entre os sistemas da Paraíba, representou o Estado na mesa de autoridades. Ele falou dos benefícios do PAD para a população e do processo de melhoria que vem implementando com o apoio do poder público e da comunidade beneficiada. O programa é desenvolvido no Estado pela Secretaria da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos (Seirh), por meio de gestão compartilhada, com municípios e a comunidade, em parceria com o governo federal.

O secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Serra, destacou que o mais relevante para o programa é o envolvimento direto da comunidade. “O encontro tem o objetivo de avaliar o programa até o momento e redesenhar o novo ciclo, no sentido de melhorar o atendimento do programa, rico, bonito e com histórico de sucesso que será implementado pelo novo PAC. O aperfeiçoamento do PAD é de grande relevância e importância para o Governo Federal, com a expectativa de retomar de fato o programa e as parcerias com estados, municípios e comunidades”, assegurou Giuseppe.

O Programa conta atualmente com 101 sistemas em funcionamento na Paraíba, que recebem manutenção conforme metodologia, ofertando água para o consumo humano, utilização em trabalhos domésticos e para os animais. A ação beneficia 60 mil pessoas, direta e indiretamente, fornecendo água de qualidade para mais de 400 instituições públicas, como associações, escolas, presídios, templos religiosos, unidades básicas de saúde (UBS) e hospitais, prefeituras e secretarias. O investimento total é de R$ 25,712 milhões.

A ação, que atende aos estados do Nordeste e norte de Minas Gerais, visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade, para o consumo humano. Funciona por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação e gestão de sistemas de dessalinização no semiárido brasileiro, levando-se em consideração a característica da presença de sais nas águas subterrâneas desta região.

Pesquisa – A mestranda do Curso de Ciências Políticas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Marina Dantas, também participa do evento, com finalidade de avaliar o programa como política pública; os impactos, resultados e melhoria na vida das pessoas. Segundo ela, o programa é tema de sua dissertação e a intenção é “conhecer o funcionamento, suas áreas de atuação, coleta de dados, para delinear os indicadores e a melhor forma de avaliá-lo, tendo em vista que nas Ciências Políticas são estudadas e tomadas as decisões de políticas públicas para a sociedade”.

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

Prefeitura de Campina Grande divulga programação do Natal Iluminado 2024 e confirma festa de Réveillon na cidade

Próxima Matéria

Bolsonaro faz apelo por pacificação após explosões em frente ao STF

Matérias Relacionadas

Delegado paraibano vira fenômeno nas redes sociais ao promover ações firmes contra quem comete crimes
Paraíba

Delegado paraibano vira fenômeno nas redes sociais ao promover ações firmes contra quem comete crimes

16 de maio de 2025
Ao lado do povo, Bruno destaca importância do Circuito Comunidade promovido em parceria da PMCG com a TV Paraíba
Política

2026: Bruno defende escolha do candidato da oposição até outubro e anuncia pesquisas como modo para a definição do nome

16 de maio de 2025
Veja como anda a taxa de inadimplência dos consumidores na PB comparada aos outros estados brasileiros
Economia

Veja como anda a taxa de inadimplência dos consumidores na PB comparada aos outros estados brasileiros

16 de maio de 2025
Próxima Matéria
Bolsonaro faz apelo por pacificação após explosões em frente ao STF

Bolsonaro faz apelo por pacificação após explosões em frente ao STF

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio