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A Ouvidoria Geral e as setoriais da Prefeitura de João Pessoa retomaram os atendimentos presenciais, com o serviço funcionando das 8h às 17h. Devido ao período pandêmico, foram criados novos canais digitais de atendimento ao cidadão, através do WhatsApp 9 8841-9383. Na Ouvidoria Geral, apenas no mês de junho foram registrados 205 atendimentos via WhatsApp.

Os usuários ainda dispõem do Sistema eletrônico FalaBR (e-OUV), Fala.BR – Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação, do número 162 e do e-mail ouvidoria@joaopessoa.pb.gov.br para o encaminhamento de denúncias, sugestões e também elogios ao trabalho desenvolvido pela gestão municipal.

De acordo com a diretora do Departamento de Recepção da Secretaria de Transparência Pública (Setramp), Priscilla Alcântara, os novos canais de atendimento proporcionam uma atuação mais efetiva para garantir os direitos do cidadão e contribuir para o aperfeiçoamento dos serviços prestados pelos órgãos municipais. “Estabelecer uma relação empática é um fator essencial para a excelência no atendimento ao público. Então, compreendendo a necessidade do período de pandemia e o cuidado com o próximo, desenvolvemos esses novos canais digitais. Queremos ouvi-los e ajudá-los, mas com segurança”, disse.

Ela destacou ainda que a Ouvidoria é um instrumento ativo de participação e controle social. “A implantação do WhatsApp, no mês de março, possibilitou a população ter um canal mais ágil e interativo com a gestão municipal. Temos como lema dar ao cidadão uma prestação de serviço humanizada e especializada. E mesmo neste momento delicado e difícil no qual a pandemia da Covid-19 nos trouxe, possamos estar a postos para ouvir a população e buscar transformar cada manifestação em mais benefícios para João Pessoa”, completou.

Alcântara também ressaltou que o atendimento presencial está obedecendo todos os protocolos sanitários. “Há a verificação de temperatura, álcool 70% disponível para esterilização das mãos, é obrigatório o uso de máscaras e mantemos o distanciamento necessário, tudo para que o serviço seja prestado com segurança para os servidores e a população”, explicou.

Canais de atendimento – Na Ouvidoria da Saúde, os usuários dos serviços da rede municipal podem entrar em contato via WhatsApp 98845-5002, telefone 160, site www.joaopessoa.pb.gov.br ou e-mail ouvidoriasaude@joaopessoa.pb.gov.br. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A sede da Ouvidoria Setorial de Saúde está localizada na Avenida Epitácio Pessoa, n° 1.243, bairro da Torre.

Educação – A Ouvidoria Setorial da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) fica localizada no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Este atendimento também pode ser realizado através do e-mail ouvidoriaeducacao@joaopessoa.pb.gov.br e pelo telefone 3218-7100.

Limpeza Urbana – A população pode acionar o serviço da Ouvidoria Setorial da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) através do telefone 3214-7634 ou do e-mail ouvidoriaemlur@gmail.com.

Segurança Urbana – A Ouvidoria Setorial de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) recebe demandas pelo e-mail: ouvidoriasemusb@joaopessoa.pb.gov.br, telefone 153 ou, ainda, pelo portal:falabr.cgu.gov.br/PB/JoãoPessoa/Manifestacao/RegistrarManifestacao.

Mobilidade Urbana – A Ouvidoria Setorial da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) pode ser acionada pela população pelo telefone 3218-9352 ou e-mail: ouvidoria.semobjp@gmail.com.