Fale Conosco

Durante entrevista coletiva para veículos de imprensa do Estado da Paraíba na tarde deste sábado (17), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ressaltou que o governo conseguiu o adiantamento de 15,5 milhões de vacinas da farmacêutica Pfizer contra a Covid-19. A previsão de chegada das doses inclui os meses de abril, maio e junho. Ele ressaltou, ainda, que o Governo Federal contratou a Pfizer para disponibilizar 100 milhões de vacinas.

Queiroga esteve em Campina Grande, onde visitou o Hospital Municipal Pedro I, o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), e o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Marcelo Queiroga disse que o governo estuda a criação de uma secretaria específica de combate à Covid-19 em âmbito nacional.

Para Queiroga, o desafio maior para a produção das vacinas é conseguir o IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) usado em sua produção. ” Hoje já vacinamos cerca de 1 milhão de brasileiros todos os dias. Podemos fazer mais e vamos fazer. (…) Essas vacinas serão oriundas da agilização da produção nacional, sobretudo quando formos autônomos na produção do IFA, dá busca de mais IFA no mercado internacional que é a China, ou da aquisição de vacinas já prontas”, concluiu.

Foto: reprodução.