Fale Conosco

A Secretaria de Saúde do Estado (SES) contabilizou que 3.084.917 paraibanos com idade a partir de 12 anos já receberam duas doses ou dose única da vacina contra covid-19. Na Paraíba, a população estimada de pessoas acima de 12 anos é de 3.359.985 indivíduos, assim, de acordo com os dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), 91,81% dos adolescentes e adultos paraibanos possuem o passaporte da vacina.

A cobertura vacinal no estado chega a 93,98% entre os adultos, contemplando 2.802.076 pessoas com idade a partir de 18 anos. A vacinação ainda precisa avançar entre os adolescentes: os dados mostram que 282.841 pessoas com idade entre 12 e 17 anos estão com esquema primário completo, o que representa 74,73% deste público. Em relação à primeira dose (D1), a Paraíba já vacinou 3.334.033 pessoas em todas as faixas etárias elegíveis para vacina, o que representa 88,88% da população alvo.

O secretário executivo de Saúde, Daniel Beltrammi, destaca que o avanço da vacinação não pode impactar na adoção das medidas preventivas contra a covid-19 e que ainda não é o momento de abandonar o uso de máscara e o distanciamento seguro. “A vacinação diminuiu o agravamento dos casos e com certeza mudou o perfil dos internados, mas ainda estamos perdendo vidas para a doença. Usar máscara e evitar aglomerações ainda são atitudes importantes e que fazem toda a diferença para a nossa saúde”, alertou.

Daniel Beltrammi lembra que os postos de vacinação em todo estado estão abertos oferecendo vacinas para todos os grupos contemplados. “As doses de reforço são um complemento importante para nossa proteção. Aqueles que ainda não compareceram para a dose de reforço devem fazer isso o mais breve possível. E aos pais e responsáveis eu deixo o pedido para vacinarem suas crianças que estão bastante vulneráveis à variante ômicron”.

Em relação ao público infantil, foram enviadas doses para contemplar 82% das crianças com idade entre 5 e 11 anos, mas nos sistemas oficiais apenas 23,6% dessa população recebeu a primeira dose. “É importante que os municípios mantenham a oferta, facilitem o acesso da população à vacina e realizem a formalização de registro das doses aplicadas no Sistema de Informações SI-PNI para que tenhamos dados concretos sobre a proteção dos paraibanos”, finaliza o secretário.

A Paraíba já aplicou 7.757.189 doses de vacinas contra covid-19 na população a partir de 5 anos e 1.307.680 adultos compareceram para a dose de reforço.