Fale Conosco

A Prefeitura de Santa Rita é um dos municípios paraibanos que mais tem se destacado quando o assunto é imunização contra a Covid-19. Amanhã, quinta-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde irá promover um mutirão de vacinação com duração de 24h. Para detalhar essa ação o secretário de Saúde, Luciano Carneiro, esteve na mesa-redonda do 360 graus.

Segundo o secretário, serão oferecidas a primeira e segunda dose do imunizante contra o coronavírus, além da vacina da Influenza. Para a primeira dose, estarão sendo contemplados os adultos com idade a partir de 28 anos e também os maiores de 18 anos portadores de comorbidades. O ponto de imunização que funcionará por 24h ininterruptas será o CER, em Tibiri II. “Em Santa Rita fazemos diferente, chegou, vacina, com a idade correta”, adiantou.

Com a faixa etária de vacinação avançada, Santa Rita contribui ainda com a segurança sanitária da Região Metropolitana de João Pessoa. Luciano Carneiro também é presidente do comitê de crise da Covid-19 do município. Ele define as ações de enfrentamento à doença adotadas pelo prefeito, Emerson Panta, e sua equipe, em três palavras: “Trabalho, organização e planejamento”.

“A pandemia não acabou. Não é porque estamos vacinando que vamos deixar de ter todos esses protocolos sanitários. O prefeito é médico, a primeira-dama, Dra. Jane, deputada, também é médica. Nós diariamente fazemos uma reunião após o expediente, com os secretários, para que a gente possa encaminhar juntos”, disse.

E o cuidado com a população santa-ritense já reverbera positivamente. Há cinco dias seguidos a cidade não registra mortes por Covid-19. Ao todo, foram vacinados cerca de 64 mil habitantes. “Santa Rita avança cada vez mais a passos largos para que a gente possa combater essa pandemia. Não é fácil. Nós temos diariamente oito postos fixos de vacinação, quatro equipes volantes e mais a zona rural”, pontuou o secretário.

No início da pandemia, Luciano Carneiro revela que não foi fácil educar os cidadãos a respeito da gravidade da pandemia que assolava todo o mundo. Ele lembra que o prefeito e a primeira-dama foram pessoalmente às ruas para conscientizar as pessoas. O compromisso em proteger a saúde do povo permanece. Além da ação de 24h que será realizada nessa quinta, a prefeitura também promove semanalmente a vacinação noturna, para aqueles que por algum motivo não possam ir aos postos durante o dia. “Estamos na fase do fortalecimento da saúde do nosso município”, acrescentou.

Assista à entrevista completa: