Um Projeto de Lei aprovado pelo plenário da Câmara de Vereadores de Patos, de autoria do vereador Josmá Oliveira (Patriotas), transformado na Lei 5.692-2021, garantirá meia-entrada a todos os doadores de sangue, em todos os eventos culturais que tenham parceria com o poder público municipal.
A inciativa também instituirá o Dia do Doador Voluntário de Sangue e a Semana de Incentivo à Doação de Sangue. Além disso, será acrescido um dia nas férias dos doadores de sangue, num total de quatro doações anuais. Josmá Oliveira declarou que é preciso reconhecer esses voluntários:
“Fico muito feliz com a criação dessa lei, fruto de um projeto de lei da nossa autoria. E minha felicidade fica por conta do reconhecimento do valor dessas pessoas voluntárias doadoras de sangue. Isto porque é o seu sangue que na maioria das vezes salva preciosas vidas, passando eles, esses doadores, a ser verdadeiros heróis anônimos, de uma vez que a doação não tem especificação de nomes ou classes sociais.
É justo que agora possa haver mais atenção, mais olhares a esses irmãos, que cumprem, de livre opção, o papel de servir sem pensar em retorno. E ainda é muito pouco, o que se poderá constatar quando do Dia a eles dedicado e da Semana de esclarecimento e incentivo a outros tantos que queiram praticar tão humano e significativo gesto.
Longe de mim querer aparecer como o responsável por tal falto; juntos, os vereadores que aprovaram e o próprio poder executivo, que não criou obstáculos para que nosso projeto de lei se tornasse uma realidade. Continuamos a nossa luta, sempre buscando o bem coletivo de minha cidade, repetindo: sou um funcionário do povo de Patos e assim o serei até o último dia do meu mandato!”; declarou.