Pensar em estratégias de reutilização, reciclagem e descarte adequado é uma das formas de contribuir de forma positiva para um contexto mais sustentável e é papel de todos. Com o objetivo de contribuir com atitudes ecologicamente corretas, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) instalou suportes para descarte de pilhas e baterias em locais de grande fluxo de pessoas.
Segundo a chefe do setor de Hotelaria Hospitalar, Itânia Nunes, trata-se de uma inovação no hospital e visa a atender às políticas de sustentabilidade. “O HULW instalou duas lixeiras para coleta de pilhas e baterias usadas com a finalidade de dar o destino correto a esses materiais que iriam para o lixo comum”, ressaltou.
Para sensibilizar colaboradores e pacientes a utilizarem as novas lixeiras, vão ser realizadas campanhas de iniciativa da Comissão de Resíduos Sólidos. Os coletores são fabricados em aço com pintura eletrostática e são de fácil higienização. Os suportes possuem sistema de chave e contam com dois recipientes internos de separação do resíduo a ser coletado. Os materiais são frutos de doação de uma empresa de higienização através da articulação do setor de Hotelaria.
Pilhas e baterias são itens muito úteis no nosso dia a dia, porém apresentam em suas composições, materiais tóxicos extremamente perigosos para a sua saúde como cádmio, chumbo, mercúrio, manganês, cobre, níquel, lítio, cromo e zinco.
Esses elementos podem afetar o sistema nervoso central, o fígado, os pulmões e os rins causando algumas doenças como anemia, paralisia parcial, debilidade entre outras patologias.
Enquanto estão sendo utilizadas, essas pilhas e baterias não oferecem risco para a saúde humana. O problema é quando elas são descartadas em locais não adequados ou passam por deformações na cápsula que as envolvem: amassam, estouram e deixam vazar o líquido tóxico de seus interiores.