Foi divulgado nesta quinta-feira (2) a programação completa do ‘HackFest + Virada Legislativa: Por Uma Sociedade Politicamente Participativa’, evento promovido pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) em parceria com a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Controladoria-Geral da União (CGU), Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Banco do Brasil.
O jornalista Daniel Bramatti, editor do ‘Estadão Dados’, suplemento de tecnologia da informação do jornal O Estado de São Paulo, e o ministro Wagner de Campos Rosário, da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União (CGU), foram confirmados na abertura do evento, na tarde do dia 16 de agosto.
Desse dia até o dia 19, a Estação Cabo Branco e a Estação das Artes serão palco de um encontro que tem, por objetivo, gerar debate e conhecimento para o enfrentamento à corrupção, ao mesmo tempo que procura envolver a sociedade na construção de uma consciência política e participativa mais ativa, ambos através do uso da tecnologia e educação.
“Para nós, vereadores e servidores da Casa Napoleão Laureano, é uma honra participar do HackFest, ao lado do Ministério Público e dos demais parceiros, na construção de uma sociedade mais engajada, mais fiscalizadora e mais consciente de seus direitos e deveres, lançando desafios para jovens talentos da computação desenvolverem formas de, colocar em prática, o sonho de uma sociedade melhor”, comentou o presidente da CMJP, vereador Marcos Vinícius (PSDB).
Entre os nomes que integram a programação estão o dos procuradores da Operação Lava-Jato, Roberson Pozzobon e Júlio Noronha; o português José Pacheco, referência internacional em educação através da bem-sucedida Escola da Ponte, um projeto inovador em ensino básico; e o diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS-Rio), Fabro Steibel, entre outros.
Virada Legislativa e Maratona Hacker
Além de palestras, oficinas e paneis, o HackFest deste ano contará com uma ‘Virada Legislativa’, conduzida, novamente, por técnicos do ITS-Rio, que voltam a João Pessoa para construir, com vereadores e a sociedade pessoense, propostas de Projetos de Lei.
Também integra a programação uma “Maratona Hacker”, em que são propostos aos participantes, desafios que devem ser solucionados por meio de aplicativos ou outras soluções tecnológicas. A maratona tem início na noite de quinta-feira (16) na Estação das Artes, e segue por lá até domingo (19), quando serão conhecidas as iniciativas vencedoras da maratona.
O ‘HackFest + Virada Legislativa’ conta com o apoio de vários parceiros, como Ibis, Atricon, MPF, Aspol, ANTC, AMPB, Funifier, Polícia Federal, Instituto dos Auditores Internos, AMPB, CGE, TCE, UFPB, Castanhola, Transparency International, Contas Abertas, Anid, Data Robot, Five ACTS, Receita Federal, SindContas e Unipê.
Confira a programação de Palestras, Oficinas e Paineis:
Quinta-feira (16)
>>> Estação Ciência / Auditório
15h00 – Abertura
15h30 – Palestra / Daniel Bramatti
16h30 – Palestra / Wagner de Campos Rosário
17h30 – Coffee de Integração e Networking
Sexta-feira (17)
>>> Estação Ciência / Sala Oficina
09h às 11h – Oficina / Edward de Oliveira Ribeiro (“Introdução a Linguagem Python”)
>>>Estação das Artes – Sala 1
09h às 10h – Palestra / José Pacheco (“Um Compromisso Ético com a Educação”)
10h às 11h – Palestra / Carlos Sebastião Andriani (“Um Modelo de Educação para Enfrentar a Raiz da Corrupção”)
11h às 12h – Painel / Datalab-Transparência Brasil
14h às 15h30 – Painel / Francisco Gil Castelo Branco Neto (“A Sociedade no acompanhamento da gestáo pública”); Julio Marcelo (“O Controle Externo e o Combate à Corrupção”); Wesley Vaz Silva (“Disrupção no serviço público”).
16h às 17h – Painel / Roberson Pozzobon; Julio Carlos Motta Noronha / Fábio George (mediador) (“Tecnologia e Grandes Investigações contra a Corrupção: Alavanca ou Âncora”)
17h às 18h – Painel / Marcus Lindermayer; Walber Alexandre Oliveira e Silva (“As Ouvidorias e o Uso de Dados Digitais para a Avaliação de Políticas Públicas” / “Portais de Transparência”)
>>> Estação Ciência / Sala Oficina
14h às 17h30 – Oficina / Carla Ribeiro Motta (“Inovando na Administração Pública com Design Thinking”)
>>>Estação das Artes – Sala 2
14h às 15h – Painel / Álvaro Fernandes de Abreu Justen (“O problema da qualidade dos dados públicos. Como resolver?”); Cláudio Lucena (“Tecnologia, Colaboração e Inclusão: uma chance contra a corrupção e a desigualdade”)
15h30 às 17h – Painel / Igor Sousa (“Canal da Mancha, um desafio que transforma”); Stephan Rodrigues Garcia (“Cidadão 3.0, um cidadão do futuro para o governo do século XXI”); Antônio Gomes Castro Júnior (“O que a filosofia pode nos ensinar sobre o combate à corrupção”).
17h às 18h – Painel / Guilherme Jardim Duarte (“Ciência de Dados e Corrupção”).
Sábado (18)
>>>Estação Ciência (Sala oficina)
9h às 11h – Oficina / Edward de Oliveira Ribeiro (“Introdução a Linguagem Python”)
14h às 17h30 – Oficina / Carla Ribeiro Motta (“Inovando na Administração Pública com Design Thinking”)
>>>Estação das Artes – Sala 1
14h às 15h – Fabro Steibel (“A mudança vem pelo código: blockchain, Inteligência Artificial e gente”)
15h às 16h – João Trindade Cavalcanti Filho (“A participação popular no caso das 10 medidas contra a corrupção”).
Secom/CMJP