O estudo Tábulas de Mortalidade publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (25) revelou que a expectativa de vida dos brasileiros que nasceram em 2021 é de 77 anos. Comparado ao resultado anterior, do ano de 2020, a expectativa de vida foi aumentada em 2 meses e 26 dias, quando foi registrada a média de 76,8 anos.
Entretanto, a pesquisa não incluiu o efeito da pandemia por Covid-19. O IBGE explicou que para incluir as consequências da pandemia seria necessário alterar a metodologia utilizada para o cálculo. Todavia, o documento projeta que a expectativa de vida continuará crescendo a cada ano.
“A crise sanitária provocada pela Covid-19 elevou os óbitos em 2020 e 2021; no entanto, é muito pouco provável que a elevação nos óbitos se mantenha nos anos seguintes. Espera-se que, com o controle da pandemia, o nível da mortalidade retorne ao patamar pré-crise, continuando a trajetória de decrescimento observada nas últimas décadas”, projeta o estudo do IBGE.
O resultado foi fortemente puxado pelas mulheres. A pesquisa analisou que os homens nascidos em 2021 podem chegar até os 73,6 anos, enquanto as mulheres que nasceram neste mesmo ano podem atingir, em média, os 80,5 anos.
A expectativa de vida para quem completou 60 anos em 2021 seria de viver mais 23 anos, sendo de 21,0 anos para os homens e 24,7 anos para as mulheres.
Redação com CNN Brasil