• Sobre
  • Contato
30/10/2026
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Educação

Estudantes da Ecit de Lagoa Seca têm sete projetos de pesquisa selecionados para a Fenecit 2024

26 de julho de 2024
em Destaque2, Educação, Paraíba
Tempo de leitura: 2 mins de leitura
A A
Estudantes da Ecit de Lagoa Seca têm sete projetos de pesquisa selecionados para a Fenecit 2024

A equipe de estudantes “Os Sapiens”, da Escola Cidadã Integral e Técnica (Ecit) Francisca Martiniano da Rocha, localizada em Lagoa Seca (3ª GRE), teve sete projetos aprovados para a Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), que será realizada em Recife (PE), no período de 8 a 12 de outubro deste ano. O evento promovido anualmente pelo Instituto Princípio do Saber, terá apresentações de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano realizados por jovens cientistas da Educação Infantil ao Ensino Médio Técnico.

Dentre os projetos que serão apresentados pelos estudantes durante a Feira estão o “Artereza”, que é o desenvolvimento de uma plataforma digital para comercialização de produtos artesanais em Lagoa Seca; o “Bioplástico” Para uma crise global, resposta local: criação de plástico sustentável, aprendendo com os problemas”; o “Ecofil: Produção de filamento reciclável para impressão 3D”; o “Filtruvial”, que consiste em um filtro para purificação de águas pluviais; o “Índice de Cesta Básica de Lagoa Seca – PB (ICB-LS): Educação financeira e planejamento orçamentário para famílias de baixa renda”; o Seed Bombs: Reflorestando com bioplástico; e o Xô Palha: Sistema repelente autônomo no combate a Leishmaniose.

De acordo com o professor que coordena os projetos, Alexandre Lima, a iniciativa mais conhecida da equipe, o Filtruvial, terá suas atualizações apresentadas na Feira. “A filtragem química por meio de ozônio vai permanecer, mas a filtragem física, o carvão e a argila foram trocados por uma tela. Essa troca ainda está sendo testada para serem anotados os resultados da água para serem inseridos no projeto,” revelou.

Outro projeto que promete ainda mais projeção para a equipe de jovens cientistas é o “Bioplástico” Para uma crise global, resposta local: criação de plástico sustentável, aprendendo com os problemas”, que foi desenvolvido por meio do programa Celso Furtado.  “Os meninos detectaram um problema seríssimo que é a questão das queimadas, e para resolver isso eles observaram o capim brachiaria, cuja única utilidade é a pastagem, ele resseca e acaba pegando fogo devido às altas temperaturas, junto com os plásticos que são descartados de forma irregular pela população. Os estudantes observaram que o capim produz amido e tem resistência e junto com o amido da batata doce desenvolveram o bioplástico”, explicou o professor.

Já o projeto Artereza, que está inserido na incubadora de economia solidária da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde 10 estudantes são bolsistas por meio do PIBic Ensino Médio, tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma que dê suporte na parte administrativa, jurídica e contábil para as artesãs da cidade de Lagoa Seca.

“Os estudantes já realizaram entrevistas com as artesãs para fazermos um mapeamento do que elas precisam para conhecermos as necessidades e estamos aprimorando para que com esses dados possamos criar uma metodologia de ensino específico para essas artesãs”, detalhou Alexandre.

Além da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), a equipe “Os Sapiens” pretende ser selecionada mais uma vez para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida pela USP.

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

Solidariedade oficializa 30 candidaturas a vereador em João Pessoa

Próxima Matéria

Governo cria agenda de combate à fome com foco em mulheres negras

Matérias Relacionadas

Brasil

Isenção do IR, redução da jornada e cashback estão entre mudanças previstas para 2027

30 de outubro de 2026
Casa Branca ajudou Flávio Bolsonaro a fugir do Brasil, confirma assessor de Trump
Brasil

Casa Branca ajudou Flávio Bolsonaro a fugir do Brasil, confirma assessor de Trump

30 de outubro de 2026
Mais de 93 mil alunos da Paraíba comparecem ao segundo dia de provas do Enem
Destaque2

Paraíba tem mais de 38 mil concluintes da rede pública inscritos no Enem 2026

30 de outubro de 2026
Próxima Matéria
Governo cria agenda de combate à fome com foco em mulheres negras

Governo cria agenda de combate à fome com foco em mulheres negras

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio