Fale Conosco

Neste sábado (10), é celebrado o Dia Mundial da Saúde Ocular. A data foi instituída com o objetivo de alertar a população para a importância da prevenção e do diagnóstico de doenças oculares que, se não tratadas a tempo, podem levar à perda da visão. Conforme especialistas, a consulta de rotina ao oftalmologista é fundamental para prevenir problemas.

“No Dia Mundial da Saúde Ocular, nós, oftalmologistas do HULW, queremos alertar a população para a importância da consulta oftalmológica anual”, afirma a médica Isabella Queiroga, oftalmologista da Unidade da Visão do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“A consulta de rotina é fundamental para que causas de cegueira e baixa visão, como o glaucoma e a retinopatia diabética, sejam diagnosticadas e tratadas a tempo, já que são doenças que não costumam produzir sintomas até fases bem avançadas”, explica a médica.

Oftalmologista Isabella Queiroga realiza aplicação de laser em paciente do SUS para tratamento de retinopatia diabética

Conforme a oftalmologista do HULW, outras recomendações para assegurar a saúde ocular estão relacionadas à adoção de hábitos saudáveis, como uma alimentação rica em vegetais e com reduzido teor de gorduras e níveis controlados de açúcar no sangue.

“Usar óculos escuros com proteção contra a radiação UVA e UVB sempre que houver exposição ao sol, não utilizar colírios de forma indiscriminada, limitar o uso de eletrônicos para as crianças e estimular atividades ao ar livre também são práticas essenciais para prevenir problemas na visão”, reforça Isabella Queiroga.

SERVIÇOS – Por meio da Unidade da Visão, o HULW-UFPB oferta os seguintes serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS): consulta em oftalmologia; consulta em subespecialidades (glaucoma, retina, córnea, catarata, plástica ocular, estrabismo e oftalmopediatria); cirurgias de catarata, glaucoma, plástica bem como cirurgias de retirada de calázio, pterígio e tumores; e aplicação de laser e injeção intravítrea, além de exames diversos (tomografia de coerência óptica, campimetria, ecobiometria, ultrassonografia, topografia, gonioscopia, retinogragia, curva diária de pressão ocular e mapeamento de retina).

Para ter acesso à assistência na Unidade da Visão do Hospital Universitário Lauro Wanderley, os usuários do SUS precisam de agendamento prévio via Regulação Municipal de Saúde, que faz o encaminhamento para o hospital-escola. Após a consulta inicial na Unidade da Visão do HULW, é definido se o paciente precisa ou não de atendimento em uma subespecialidade.

Sobre a Ebserh – O HULW-UFPB faz parte da Rede Ebserh/MEC desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Vinculados a universidades federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.