Fale Conosco

O deputado federal e líder da bancada paraibana em Brasília, Efraim Filho, foi entrevistado nesta quinta-feira (20) no programa 360 Graus. Ele, que é pré-candidato ao Senado Federal no pleito eleitoral de 2022, já conta com o apoio de 125 prefeitos paraibanos em seu projeto. O parlamentar une lideranças que vão do PSDB ao PP, mostrando que é possível fazer política com união, focando nos interesses dos paraibanos. Na conversa de hoje, Efraim contou qual é o seu segredo para atrair tantas alianças em sua pré-campanha.

Desde fevereiro de 2021, o deputado percorre os municípios paraibanos com o intuito de conhecer de perto a realidade da população, ouvir suas demandas e garantir recursos para cada localidade. A premissa de sua pré-campanha é o trabalho pois, segundo ele, essa é a melhor forma de consolidar o seu nome na corrida rumo ao Senado. Sua caminhada é feita de forma inédita no Estado pois, desde o ano passado, Efraim viaja por todas as cidades dialogando com o povo e seus representantes.

“Nós resolvemos fazer uma campanha para senador que a Paraíba nunca viu. Porque a nossa cultura política era ter uma definição aos 45 minutos do segundo tempo, nas vésperas de uma convenção, às vezes um nome sacado da cartola e que não tinha tempo de conversar, colocar o pé na estrada, dialogar com as lideranças e eu me propus a isso. Me coloquei com muita humildade, cabeça no lugar, pé no chão, um passo de cada vez para caminhar os cantos e recantos da Paraíba. E foi assim que a gente conseguiu atrair o apoio e a confiança da população e das lideranças políticas”, comentou.

Efraim Filho revela que João Azevêdo foi a segunda pessoa a saber de sua intenção de concorrer a única cadeira de senador disponível para a Paraíba nas eleições de 2022, sendo a primeira o seu pai, e também político, Efraim Morais. Segundo o deputado, que busca um espaço na chapa majoritária do governador, João deu a liberdade para que ele pudesse iniciar sua jornada pelos municípios paraibanos, embora não pudesse garantir que seu nome fosse escolhido para a vaga.

“As pessoas estão cansadas do blá blá blá, as pessoas que se dizem cansadas, frustradas ou decepcionadas e não é com a política, é com os políticos, com os exemplos que são dados. Então, ao invés da promessa, fui para o testemunho. Hoje, com o apoio de 125 prefeitos, além de várias oposições, porque esse prefeito ele vai poder chegar naquela cidade e dizer: ‘Primeiro Efraim trabalhou para depois poder vir pedir o apoio'”, acrescentou.

Para o líder da bancada federal da Paraíba, é natural que haja na política uma disputa por um espaço numa chapa, principalmente na de reeleição de um governador, e João Azevêdo deixou claro que há sim uma concorrência, possivelmente, com o também deputado federal Aguinaldo Ribeiro. Sem citar o colega parlamentar, Efraim lembra que Aguinaldo não era da base do governante em 2018, quando foi eleito para o Palácio da Redenção, e espera que João olhe para seu histórico de lealdade quando for decidir quem será seu candidato a senador no pleito vindouro.

“Tenho trabalhado para isso, para no momento que o governador decidir, poder olhar para pesquisa, ver Efraim em primeiro lugar, perguntar a sua base quem é o preferido e 125 prefeitos dizerem que tem preferência pelo nosso nome. Olhar para a história de lealdade, de parceira, de quem construiu os tijolinhos lá no primeiro momento e ver o nosso nome. Até porque, se dependesse do meu concorrente, João Azevêdo nem governador seria. Mas aderiu, é bem vindo, está no grupo. E eu acho que essa disputa é natural”, ponderou.

E por ter um ótimo histórico em prol dos paraibanos, prefeitos de 125 municípios já manifestaram que apoiam a pré-candidatura de Efraim Filho, número que tende a crescer até as eleições. O parlamentar contou com exclusividade ao 360 Graus que recebeu, nesta quinta, a adesão do gestor de Queimadas, Carlinhos de Tião, irmão do deputado estadual Doda de Tião, que também declarou apoio à sua empreitada. Inclusive, dois prefeitos do Progressistas, partido de Aguinaldo Ribeiro, já estão engajados em sua pré-campanha, Expedito Filho, da cidade de Triunfo e Luiz Claudino, de São João do Rio do Peixe. Perguntado sobre qual é o seu segredo para atrair apoios de diversas lideranças, até de algumas consideradas de oposição, Efraim é modesto e afirma que tudo é fruto de seu trabalho.

“Esse perfil de diálogo, de tolerância política, de saber conviver com as diferenças é algo que vai nos ajudar muito na composição das chapas e das alianças, desde o nível nacional ao local nas eleições de 2022. O segredo é trabalho, é ação, é realização. É deixar de ficar fazendo discurso, de blá, blá, blá e entregar ações, melhorar a vida das pessoas”, concluiu.

Assista à entrevista completa com o deputado federal e pré-candidato ao Senado Federal, Efraim Filho: