Em agenda administrativa, o deputado Gilbertinho (União), participou na última quarta-feira, dia 08 de fevereiro, de uma reunião com a secretaria da mulher e da diversidade humana, estiveram presentes: Lídia Moura, titular da pasta e Cristiana Almeida, secretária executiva. Na pauta, esteve a implantação da Patrulha Maria da Penha para o município de Pombal.
De acordo com o deputado, a solicitação se deu em virtude dos crescentes números de violência contra mulher, que vão desde a violência doméstica, psicológica e sexual. Estes números, são ainda maiores no sertão da Paraíba, especialmente na zona rural onde acontecem cerca de 12 casos diários. Destes, 43,1% das agressões acontecem dentro de casa, enquanto 36,7% ocorrem em vias públicas, conforme pesquisa do IPEA.
Ainda conforme dados da Gerência de Estatística do TJPB, em 2006 o número de Medidas Protetivas solicitadas na Paraíba, chegava a 104; em 2021 esse número subiu para 6.786; e em 2022 ultrapassou das 7.000 solicitações.
Para Gilbertinho, a implantação da Patrulha Maria da Penha no município de Pombal beneficiará não apenas as mulheres da própria cidade, como também as das cidades circunvizinhas tendo em vista a geolocalização onde Pombal se encontra. Ao mesmo tempo, o deputado fez questão de lembrar que outro fator decisivo é a quantidade de mulheres no município, que segundo o IBGE já ultrapassa 53% do total da população.
Sobre a Patrulha Maria da Penha
O Programa tem como objetivo fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas para garantir a segurança de mulheres que entraram em pedido de proteção, realizando atendimento por equipe multiprofissional, visitas periódicas e rotas de monitoramento por parte da Polícia Militar. Atualmente, quase 300 mulheres estão sendo acompanhadas, de maneira permanente, por meio desse Programa no Estado.