Fale Conosco

Uma nova pesquisa eleitoral, desta vez encomendada pelo DEM, indica a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno do pleito de 2022. Na disputa direta com Jair Bolsonaro, o petista venceria a disputa com 58% das intenções de voto, contra 25% do atual presidente.

Dos entrevistados, 13% votariam em branco ou nulo, e outros 4% não responderam. O levantamento também montou cenários com outros possíveis candidatos. Lula venceria no segundo turno contra outros quatro nomes da chamada terceira via. Contra Sergio Moro, seria 57% a 20%. Na disputa com Ciro Gomes, o petista levaria por 57% a 14%. Contra Mandetta, o resultado seria 60% a 12%. Lula venceria ainda Tasso Jereissati por 60% a 9%.

Se Bolsonaro fosse o nome no segundo turno contra os candidatos da terceira via, os votos brancos e nulos superariam a casa dos 30% e Bolsonaro perderia a eleição para Sergio Moro (29% a 27%) e para Ciro Gomes (30% a 29%). O presidente só venceria no segundo turno o seu ex-ministro da Saúde Mandetta (29% a 24%) e Tasso Jereissati (31% a 20%).

Segundo a pesquisa, Bolsonaro é o nome mais rejeitado entre todos os outros postulantes. Enquanto 59% dos entrevistados disseram que não votariam de jeito nenhum no atual presidente, a marca de Lula nessa mesma questão foi de 33%. João Doria não teria os votos de 54% dos entrevistados, seguido por Moro (47%), Mandetta (47) e Ciro Gomes (45%).

VEJA