Ciro Gomes (PDT) marcou participação em um protesto contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) neste sábado (2), no Rio de Janeiro. Ele, que se coloca como pré-candidato ao cargo de Presidente da República, subiu em um palanque montado na Cinelândia, no centro do Rio, e pediu o impeachment de Bolsonaro.
“O Bolsonaro é um criminoso repetido que atenta contra a democracia e mata centenas de milhares de pessoas”, disse. Ciro comentou sobre os empecilhos para o avanço do impeachment dentro do Congresso Nacional. “Nós da oposição no Congresso somos apenas 120 deputados federais, e precisamos de 305. Precisamos tirar Arthur Lira da inércia criminosa de sentar em cima dos processos de impeachment”, completou.
Ciro puxou o coro “Fora Bolsonaro” que levantou milhares de vozes na Cinelândia, no centro do Rio, e pediu que todos os brasileiros se unam e lutem pelo impeachment, deixando suas diferenças de lado. #2OutForaBolsonaro #CiroNasRuas pic.twitter.com/hYmhDbI5pi
— Ciro Gomes (@cirogomes) October 2, 2021
Os manifestantes se reuniram na Candelária, no centro do Rio de Janeiro, e a partir das 10h30 caminharam até a Cinelândia. Além de pedir pelo impeachment, gritavam palavras de ordem contra as privatizações, o desemprego e a fome.
Antes de descer do palanque, Ciro disse que era preciso deixar as diferenças para depois e focar na proteção da democracia. “O povo brasileiro está hoje obrigado a roer osso, a comer resto de carne podre dos açougues, sofre com o pior salário mínimo do mundo, o maior desemprego, a maior carestia”, disse.
Ele continuou: “Precisamos dar exemplo de que estamos aqui pensando mesmo no povo, pensando mesmo na democracia, e não em projetos menores”.
Ciro ainda participa do protesto em São Paulo na tarde deste sábado.
Redação com o Correio Braziliense.