• Sobre
  • Contato
30/06/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Destaque2

Cícero Lucena assina decreto que institui a Política de Dados Abertos do Município

12 de maio de 2022
em Destaque2, João Pessoa, Notícias
Tempo de leitura: 2 mins de leitura
A A
Cícero Lucena assina decreto que institui a Política de Dados Abertos do Município

A cidade de João Pessoa está caminhando para uma ainda maior transparência em sua gestão. Na manhã desta quinta-feira (12), o prefeito Cícero Lucena assinou o decreto que institui a Política de Dados Abertos do Município, que contribui com o controle social das ações de governo. O ato aconteceu durante evento de abertura da IV Semana de Transparência e Combate à Corrupção.

“Nós temos a consciência da evolução dos processos para a vigilância dos recursos públicos. Por isso, reestruturamos a Secretaria de Controle, implementamos novas missões, mantendo e aprimorando a fiscalização, mas também qualificando os servidores para as boas práticas. Fazendo a nossa parte e nos integrando com órgãos de fiscalização vamos nos colocar no caminho certo”, afirmou o prefeito.

O decreto tem como objetivo promover a publicação de informações contidas em bases de dados de órgãos e de entidades da administração municipal e possibilitar aos cidadãos o acesso, de forma aberta, aos dados produzidos ou acumulados sobre os quais não recaia vedação de acesso. O documenta ainda visa facilitar o intercâmbio de dados entre órgãos e entidades de esferas diversas de Governo e promover a oferta de serviços públicos digitais de forma integrada.

O secretário municipal da Transparência Pública, Rafael Costa, ressaltou que a Prefeitura avança ao lançar o decreto. “Queremos tornar cada vez mais efetiva a política de transparência municipal. Essa é mais uma ferramenta que, além de tudo, fomenta o desenvolvimento de novas tecnologias destinadas à construção de ambiente de gestão pública participativa e democrática e promove o compartilhamento de recursos de tecnologia da informação, de maneira a evitar a duplicidade de ações e o desperdício de recursos”, explicou.

O evento – A Semana Temática acontece até a próxima sexta-feira (13), no Centro Cultural Ariano Suassuna, em Jaguaribe, e reúne controladores de oito estados brasileiros. O evento tem como tema a ‘Transparência Pública, Integridade e Governança: Controle Social como Poder de Fiscalização, Transformação e Combate à Corrupção’.

O presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Rodrigo Fontenelle, que é procurador -geral do Estado de Minas Gerais, proferiu a palestra de abertura que teve como tema Perspectivas de Controle no Brasil e o Papel no Conaci.

Ainda estiveram presentes o presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Fernando Catão, o controlador-geral do Município, Diego Fabrício Albuquerque, o procurador-geral do Município, Bruno Nóbrega, e o auditor fiscal de finanças e controle, Rodrigo Paiva.

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

TV Assembleia lança sinal em canal aberto em Cajazeiras nesta quinta

Próxima Matéria

Sancionada lei que regulamenta bula de remédio digital

Matérias Relacionadas

Prefeito de Campina Grande sanciona novo Plano Diretor; confira os principais pontos
Economia

Campina dispara na geração de empregos em 2025, aponta mais uma vez os dados da Caged

30 de junho de 2025
Último dia para aderir ao Refis 2025 em Campina é nesta segunda-feira (30)
Política

Último dia para aderir ao Refis 2025 em Campina é nesta segunda-feira (30)

30 de junho de 2025
Pedro apoia Marcelo Queiroga na disputa do segundo turno em João Pessoa
Política

Pedro propõe escolha do candidato da oposição ainda este ano: “Não podemos repetir o erro”

30 de junho de 2025
Próxima Matéria
Anvisa recebe pedido de uso emergencial de medicamento contra a Covid-19

Sancionada lei que regulamenta bula de remédio digital

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio