A Companhia Brasileira de Trens Urbanas (CBTU) na Paraíba concluiu, nesta segunda-feira (13), a causa do acidente entre dois trens que ocorreu em fevereiro deste ano, nas proximidades da Estação Ilha do Bispo, em João Pessoa.
A nota, divulgada para a imprensa, afirma que a colisão foi resultante de falha humana. De acordo com a empresa, “foi possível, no entanto, identificar algumas falhas de procedimentos operacionais”.
A CBTU divulgou que “após a análise técnica da equipe de engenharia especializada, não foi detectada qualquer falha estrutural ou tecnológica, tais quais, sistema de freios dos VLTS, sinalização de via, via permanente, sistema de controle de tráfego e cruzamento ou de Radiocomunicação, que pudesse ter dado causa ao acidente”.
A nota continua, afirmando que “o VLT 04 não parou ao chegar no desvio, como determina a operação, além disso, o mesmo VLT entrou no trecho com velocidade acima da permitida. Outros pontos também puderam ser verificados, como o não acionamento do freio de tração e freio de emergência”.
A empresa fez questão de ressaltar que fará o mehor para continuar atendendo a população da grande João Pessoa e região.
“Afirmamos ainda que somos solidários a todos aqueles que passaram por tal experiência negativa em nosso sistema, e que casos como estes são raras exceções dada a segurança do sistema de trens urbanos da Região Metropolitana de João Pessoa”, conclui.