Apóstolo do Nordeste e um passo importante para a beatificação. Católicos comemoraram a decisão do Papa Francisco de declarar o padre José Antônio Maria Ibiapina, venerável. O bispo de Guarabira, na Paraíba, dom Aldemiro Sena, destacou sua alegria e a alegria de toda diocese pelo ato do pontífice, segundo ele, um momento de festa e grande júbilo.
O Papa Francisco reconheceu oficialmente, esta semana, o Padre José Antônio Maria Ibiapina como venerável, um importante passo para sua beatificação. Padre Ibiapina nasceu em Sobral, Ceará, em 1806, e dedicou sua vida ao serviço dos pobres no Nordeste.
O decreto reconhece as “virtudes heroicas” do sacerdote brasileiro José Antônio Maria Ibiapina. Com o reconhecimento o “apóstolo do Nordeste” passa de Servo de Deus para o título de Venerável, que são etapas anteriores a Beato e a de canonização, quando se torna santo.
Padre Ibiapina é uma figura icônica na história religiosa do Nordeste brasileiro. Conhecido como o Apóstolo da Caridade, ele dedicou sua vida a ajudar os pobres e construir uma rede de solidariedade em diversas comunidades. Sua memória continua viva através de seus feitos e inspiração para a fé católica.
Redação