O Procon-JP pediu esclarecimentos ao Banco do Brasil, em até 24h, sobre a falha na prestação do serviço ao consumidor durante toda essa sexta-feira (27). A ação é passível de aplicação de multa.
Inúmeras denúncias dos correntistas da instituição financeira chegaram à Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor informando que os sistemas do banco estavam fora do ar, afetando pagamentos digitais, uso do cartão e o acesso ao site e ao aplicativo.
De acordo com Rougger Guerra, a falha na prestação do serviço – confirmada pelo Banco do Brasil – que gerou a suspensão dos serviços por tempo considerável tem potencial de causar prejuízos sem tamanho aos consumidores e às relações de consumo em geral, o que não pode ser admitido sem os devidos questionamentos.
“Diante da gravidade da situação, é importante uma ação para proteger os direitos dos consumidores pessoenses prejudicados e já está em análise as medidas emergenciais e futuras a serem adotadas. Uma situação que atinge toda a coletividade por longo espaço de tempo é passível de penalidade administrativa e deve ser proporcional, com a multa podendo chegar a 115 mil reais”, afirmou Rougger.
Ele acrescenta que “com os pagamentos do dia a dia cada vez mais bancarizados, ainda mais com o implemento do Sistema Pix pelo Banco Central do Brasil, a interrupção dos serviços causa inúmeros prejuízos à população e o Procon-JP não permitirá que tal situação fique sem a resposta dura e efetiva que o consumidor merece”, ressaltou.