Fale Conosco

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está na frente de Jair Bolsonaro em pesquisa que avalia as intenções de voto para as eleições de 2022. Segundo levantamento Datafolha divulgado na noite desta quarta-feira (12), Lula venceria com 41%, contra 23% do atual presidente. O cenário do segundo turno também é favorável para o petista, que reconquistaria a presidência da república com 55%. O percentual de Bolsonaro seria de 32%.

Os candidatos vistos como “centristas” não conquistaram o apoio dos eleitores. A eventual candidatura de Sergio Moro conquistaria 7% das intenções de voto. Já Ciro Gomes (PDT) aparece com 6%; Luciano Huck (sem partido), com 4%; e João Doria (PSDB), com 3%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, todos estão empatados tecnicamente.

Com 2% surgem Luiz Henrique Mandetta (DEM) e João Amoêdo (Novo). Dentre os entrevistados, 9% afirmaram que pretendem votar em branco, nulo, ou em nenhum dos candidatos apresentados no questionário do Datafolha. Já o percentual de indecisos é 4%.

O Datafolha ouviu 2.071 pessoas em 146 municípios, de forma presencial, entre terça e quarta-feira.

Essa é a primeira pesquisa de eleição presidencial feita após Lula recuperar os direitos de disputar uma eleição. O ministro Edson Fachin determinou, no inicio de março, que quatro processos da Lava-Jato relacionados ao petista fossem enviados para outra comarca, já que eles não tinham ligação direta com os casos de corrupção na Petrobras que tramitavam na 13ª Vara da Justiça Federal. A decisão seria referendada na sequência pelo plenário da Corte.