• Sobre
  • Contato
10/09/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Sociedade

Guia de Boas Práticas para a Mídia em casos de Violência contra as Mulheres será lançado nesta sexta-feira em João Pessoa

2 de setembro de 2024
em Destaque2, Paraíba, Sociedade
Tempo de leitura: 3 mins de leitura
A A
Guia de Boas Práticas para a Mídia em casos de Violência contra as Mulheres será lançado nesta sexta-feira em João Pessoa

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba (Semdh), em parceria com a Rede Estadual de Atenção às Mulheres em Situação de Violência Doméstica, Familiar e Sexual (Reamcav), o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, e o Observatório Paraibano de Jornalismo, realizará o lançamento do Guia de Boas Práticas para a Mídia em Casos de Violência Contra as Mulheres nesta sexta-feira (6), às 9h, no auditório da PBPrev, no bairro dos Estados, em João Pessoa. O evento faz parte do Seminário “Mídia, Ética e Gênero,” promovido pelo Governo da Paraíba por meio da Semdh, e é aberto ao público, sem a necessidade de inscrição prévia.

O guia representa um marco significativo nos esforços coletivos para combater a violência de gênero e promover uma sociedade mais justa e igualitária. O guia foi elaborado com a contribuição de mulheres de diversos segmentos, incluindo membros do movimento feminista paraibano e jornalistas comprometidas com uma cobertura ética e responsável. A consolidação das propostas que originaram o guia ocorreu em dezembro de 2023, em um processo colaborativo e inclusivo.

Nos últimos anos, o Brasil tem testemunhado um aumento alarmante da violência contra as mulheres, e a mídia desempenha um papel crucial na conscientização e na mudança de mentalidades. No entanto, é preocupante observar que, em algumas situações, a cobertura midiática acaba por contribuir para a revitimização e perpetuação do ciclo de violência. “ Com isso em mente, o manual foi desenvolvido para fornecer orientações precisas aos profissionais da mídia na Paraíba, destacando a importância da ética, da humanização e do respeito à dignidade das mulheres em todas as fases da cobertura jornalística” , observou a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura.

O guia também reforça o papel fundamental da imprensa na promoção dos direitos humanos e na desconstrução de estereótipos prejudiciais. “Acreditamos que, ao adotar as diretrizes estabelecidas neste guia,  a mídia pode se tornar uma poderosa aliada na luta contra a violência de gênero, contribuindo para uma cultura de paz e igualdade em nossa sociedade”, explica Sandra Moura,  do Observatório Paraibano de Jornalismo .

Segundo a professora Glória Rabay e a jornalista Mabel Dias, a erradicação da violência contra as mulheres e meninas é uma responsabilidade compartilhada por todos, principalmente profissionais de jornalismo. “Com este guia, reafirmamos nosso compromisso de trabalhar em parceria com a mídia para promover uma cultura de respeito e proteção aos direitos das mulheres”, diz Mabel Dias, que integrou a elaboração do guia.

O lançamento oficial do Guia de Boas Práticas para a Mídia em Casos de Violência Contra as Mulheres terá um seminário sobre o tema com foco na responsabilização das empresas com participação de jornalistas, representantes de sindicatos, Ministério Público e outras instituições. O evento ainda inclui um seminário sobre a responsabilização das empresas de comunicação, com a participação de jornalistas, representantes de sindicatos, do Ministério Público, e outras instituições.

Programação do Seminário “Mídia, Ética e Gênero”

Data: 6 de setembro de 2024

Hora: 9h

Local: Auditório da PBPrev – PB, avenida Rio Grande do Sul, S/N, Bairro dos Estados

9h – Mesa de Abertura

Participantes:

  • Lídia Moura (Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba)
  • Fábio Barros (Secretário Executivo de Estado da Comunicação da Paraíba)
  • Representante da Associação Paraibana de Imprensa (API)
  • Inise Machado (Sindicato dos Jornalistas da Paraíba)
  • Representante do Movimento de Mulheres do Estado
  • Naná Garcez (Empresa Paraibana de Comunicação)

9h30 – Lançamento do Guia de Boas Práticas sobre Cobertura dos Casos de Violência contra as Mulheres na Mídia

10h – 1ª Mesa: O Papel do Ministério Público na Responsabilização dos Meios de Comunicação sobre as Violações aos Direitos Humanos
Participantes:

  • José Godoy Bezerra de Sousa (Procurador da República)
  • Liana Espínola (Promotora de Justiça)
  • Tatyana Valéria (Jornalista e Editora do site Paraíba Feminina)

11h – Debate

12h – Almoço

14h – 2ª Mesa: O Ministério das Comunicações e a Fiscalização das Violações na Mídia
Participantes:

  • Delma Andrade (Chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade, SECOM – Governo Federal)
  • Mabel Dias (Jornalista e Integrante do Coletivo Intervozes)

15h – 3ª Mesa: O Feminicídio na Cobertura Jornalística e a Ação dos Movimentos Sociais
Participante:

  • Glória Rabay (Professora da UFPB e Observadora Credenciada do Observatório Paraibano de Jornalismo)

16h – Debate

17h – Encerramento

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

Veja valores do Fundo Eleitoral enviados para candidatos a prefeito de Campina Grande

Próxima Matéria

Pâmela Bório vira ré no STF por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro

Matérias Relacionadas

Veneziano exalta aprovação de proteção a crianças em ambientes digitais, mas alerta para a necessidade de proteger todos os usuários
Brasil

Veneziano exalta aprovação de proteção a crianças em ambientes digitais, mas alerta para a necessidade de proteger todos os usuários

28 de agosto de 2025
Prefeitura de João Pessoa conquista prêmio nacional com plataforma que dá voz ao cidadão
João Pessoa

Prefeitura de João Pessoa conquista prêmio nacional com plataforma que dá voz ao cidadão

28 de agosto de 2025
“O atual governo em nenhum momento quis esconder”, diz Veneziano ao analisar criação da CPMI do INSS
Brasil

“O atual governo em nenhum momento quis esconder”, diz Veneziano ao analisar criação da CPMI do INSS

28 de agosto de 2025
Próxima Matéria
Ex-primeira-dama da Paraíba participa de invasão ao Congresso Nacional em Brasília

Pâmela Bório vira ré no STF por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio