Com o objetivo de capacitar cada vez mais os produtores e agricultores do município, a Prefeitura de Patos e a secretaria de agricultura realizaram, no último sábado, dia 29 de julho, uma manhã de campo sobre o cultivo da palma forrageira.
O evento, que ocorreu no sítio Santa Gertrudes, no distrito que recebe o mesmo nome, contou com a participação do prefeito Nabor Wanderley, vice-prefeito, Jacob Souto, secretário de agricultura do município, Ferré Maxixe, engenheiro agrônomo que proferiu a palestra, Iere Caindre, presidentes de associações rurais da região, presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural e Sustentável, João Monteiro, o presidente do Sindicato Rural, Sebastião dos Santos, e o agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste, Tiago Medeiros.
Na oportunidade, os participantes puderam verificar o plantio da palma naquela localidade, uma vez que as raquetes foram doadas pelo governo do estado, assim como a placa de energia solar e o sistema de irrigação.
O secretário de agricultura, Ferré Maxixe, destacou que o sucesso desta manhã ocorreu por conta da atenção dedicada ao homem do campo. “E a gente sabe que a palma é muito importante para que a gente possa, cada vez mais, fortalecer os nossos criadores, e Nabor (prefeito) foi muito importante para poder trazer esses projetos para Patos”, afirmou.
“Mostramos que a palma forrageira é excelente para nossa região, que concorre com o milho em nível de energia, é uma cultura que tem que ser tratada, realmente, como cultura agrícola e, hoje, nós trabalhamos essa parte de manejo, questão de adubação, preparo de solo, controle de ervas daninhas, controle de pragas e doenças, para que no final do ano o produtor que tenha acesso a essas raquetes possa plantar na sua propriedade e ter a maior produtividade possível”, explicou Iere Caindre, engenheiro agrônomo do município.
Seu José Leiteiro, da propriedade onde ocorreu a capacitação, possui 60 animais, o que demonstra que um pequeno hectare de terra com uma plantação de palma já traz grandes benefícios para os animais.
“É muita vantagem para o gado, porque quem precisa de vaca de leite tem que ter palma, ela é importante pra produção de leite”, comemorou Seu José.
A palma tem grande resistência à seca fazendo dela um alimento valioso para os rebanhos da região.
Coordecom.