O Salão da Igreja de São Sebastião em Gurugi, recebeu na noite desta quarta-feira (26), a primeira Audiência Pública do Orçamento Democrático Municipal. A plenária realizada com as comunidades que compõem a Terceira Região Geoadministrativa, contou com a presença da Prefeita Karla Pimentel, Secretários, Coordenadores da Gestão Municipal e os vereadores Daniel Júnior, Josemar e Moizinho.
Durante as plenárias, a população participa e tem seu espaço de fala diretamente com a Prefeita e sua equipe sobre as principais necessidades de suas comunidades. Todas as solicitações são respondidas e ao final da Plenária, são escolhidas as três principais prioridades que serão inseridas na LOA de 2024.
O espaço também foi para que a Prefeita Karla Pimentel fizesse a prestação de contas das prioridades definidas pela população na plenária de 2022 e que foram atendidas, como a retomada da construção da UBS quilombola do Gurugi, que tem previsão de entrega para o mês de novembro, as ações direcionadas a iluminação pública, o funcionamento do Mercado de Artesanato, os serviços de terraplanagem e a construção do novo CREI. Apenas na II Região geoadministrativa, a Prefeitura investiu mais de R$ 2,5 milhões vindos de Recursos Próprios e convênios com o Governo do Estado e Governo Federal.
Representando os povos indígenas Tabajaras, o Cacique Ednaldo ressaltou a importância do diálogo nas plenárias. “Hoje o nosso compromisso é com a Gestão do município de Conde, com a Prefeita Karla Pimentel e toda sua equipe que tem trabalhado pela nossa cidade e tem fortalecido o espaço de participação da população”, afirmou.
O Vereador Josemar compartilhou sua alegria em ver a população participando e reivindicando seus direitos. “O Orçamento Democrático é o momento de a população elogiar, reclamar, trazer suas prioridades e a gestão está aqui pronta para ouvir todos e atender às demandas. A Prefeita está aqui para ouvir todos e fico feliz em ver a participação das pessoas”, disse.
Depois dos momentos de falas, a Prefeita Karla Pimentel respondeu todos os questionamentos da população e reforçou a importância do diálogo da Gestão com todos. “As plenárias são espaços de diálogo aberto e transparente com as comunidades e através de momentos como este, que nós estamos trabalhando e buscando o melhor para a população de Conde. Tudo o que acontece de obras, de investimentos, tudo mesmo, vem da participação de vocês nas audiências do Orçamento Democrático”, disse.
Ao final de sua fala, Karla ressaltou que “nossa gestão é pautada no diálogo e estamos trabalhando para toda a população pensando no crescimento e desenvolvimento da cidade”, finalizou.
As três prioridades escolhidas pela população que faz parte da III Região Geoadministrativa foram: Infraestrutura (pavimentação), Saúde e Agricultura. A terceira região é formada pelas comunidades Assentamento Frei Anastácio, Assentamento Rick Charles, Capim açu, Guaxinduba, Gurugi I e II, Ipiranga, Mata da Chica I e II, Paripe e Porto.