A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, realizou nesta segunda-feira, 12, um Pit Stop para chamar a atenção da população para a questão da violência contra os idosos. A atividade faz parte das ações de sensibilização, mobilização e conscientização sobre os diversos tipos de violência contra as pessoas da melhor idade.
O momento aconteceu no centro da cidade e contou com a participação de usuários e servidores do Centro Dia do Idoso; CRAS e CREAS e teve como objetivo conscientizar a sociedade como um todo, no intuito de coibir a violência contra a pessoa idosa.
A coordenadora do Centro Dia do Idoso, Ilva Lacerda, falou da importância de trabalhar ações de conscientização sobre os direitos dos idosos, visando sempre o bem-estar, convivência e garantir os seus direitos.
Dona Maria Alves Cavalcante, 90 anos, usuária do serviço, relatou a importância dos familiares e da população em respeitar os idosos.
“As pessoas precisam ser educadas, respeitar a pessoa idosa com ações como dar um bom dia, não gritar, conversar, escutar a gente… dar mais atenção”, comentou.
A assistente social do CREAS, Juliana Freitas, ressaltou a realização da atividade para que a sociedade seja sensibilizada e crie o hábito de denunciar atos de violação de direitos dos idosos por meio dos canais de denúncias.
Durante toda semana serão realizadas atividades com palestras e seminários que abordarão diversas temáticas para a conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa.
O mês de junho é marcado como o mês de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa. A ação vem através do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e alerta para a existência de todos os tipos de violência, maus-tratos e violações dos direitos dos idosos e para as formas de denunciá-las e combatê-las.
A violência contra os idosos pode ocorrer de várias formas, dentre elas: física, emocional, financeira, psicológica, por negligência, entre outras.