A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou nesta quinta-feira, 27, uma ação de conscientização sobre o Trabalho Infantil Doméstico com crianças e adolescentes do SCFV e mulheres das oficinas de artesanato, no Parque Religioso Cruz da Menina.
A atividade foi idealizada pelo CREAS Chico Bocão e o AEPETI Patos e teve como finalidade visitar e conhecer um pouco mais a história da menina Francisca que teve seus direitos violados e acabou sendo morta por sua madrasta, além de resgatar a história e cultura de Patos. O encontro também contou com a participação do historiador Romildo Sousa.
A secretária de Desenvolvimento Social, Helena Wanderley, destacou a importância desta atividade que tem por finalidade conscientizar a sociedade sobre o trabalho infantil doméstico e suas consequências negativas para o desenvolvimento físico, mental e social das crianças.
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o trabalho infantil doméstico se caracteriza por trabalhos domésticos que duram muitas horas diárias, em condições de risco à saúde e desenvolvimento da criança ou adolescente, tendo como retorno baixos salários ou em troca de educação ou habitação.
A técnica de referência do AEPETI Patos, Janaína Queiroz, relatou que a atividade além de conscientizar a população sobre o combate ao trabalho infantil doméstico também foi uma forma de resgatar a cultura patoense.