O Programa Opera Paraíba já realizou 650 cirurgias no mês de janeiro somente no Hospital de Clínicas de Campina Grande, que tem garantido aos paraibanos um serviço humanizado e de qualidade, além de agilizar o acesso a cirurgias de média e alta complexidade. Desse total, 180 foram cirurgias pediátricas de otorrino, ortopedia, hérnia e postectomia. A unidade também realizou atendimentos ambulatoriais totalizando cerca de 1700 procedimentos.
Segundo o diretor técnico do Hospital de Clínicas, o médico Thyago Morais, para o primeiro trimestre de 2023, a prioridade é o atendimento pediátrico, visando atender a meta estipulada pelo governador João Azevêdo para o programa Opera Paraíba de realizar dois mil procedimentos cirúrgicos infantis no Estado. “Pretendemos agora, em fevereiro e março, ultrapassar a marca de 200 procedimentos voltados para a pediatria para zerar a fila de cirurgias infantis. Em relação a esse mesmo período de janeiro, comparado a 2022, tivemos um incremento de 100 procedimentos cirúrgicos. É importante, porque o HC permanece com um quantitativo positivo e exitoso, fazendo com que a população seja contemplada cada vez mais com o acesso as cirurgias eletivas”, comentou.
Em relação aos atendimentos ambulatoriais, realizados nas diversas especialidades que o HC contempla, a exemplo de ginecologia, cirurgia geral, ortopedia, urologia, fisioterapia, cirurgia vascular, Thyago Morais explica que houve uma demanda expressiva. “O que nos chamou a atenção foi o ambulatório de fisioterapia. Criado em 2022, para a demanda de pacientes, principalmente aqueles que tiveram alguma sequela devido a internações prolongadas em leito de UTI, como vimos muito na questão da Covid, como também pacientes pós-operatório de ortopedia e pacientes externos que apresentaram a necessidade desse acompanhamento”, explica Thyago Morais.
O diretor informou ainda que a pretensão do HC em 2023, é fazer com que as especialidades que já são contempladas dentro do Hospital aumentem em relação à complexidade dos procedimentos realizados dentro do Opera Paraíba. “Nós vamos iniciar, nesse primeiro semestre, as cirurgias ortopédicas, incluindo cirurgias de ombro e as cirurgias mais complexas de mão e de pé. Também iremos aumentar a complexidade dos atendimentos de urologia”, informou. Ele explica que essa é meta do Hospital de Clínicas em consonância com a Secretaria Estadual de Saúde: “Estamos trabalhando fazendo com que, além da abrangência de especialidades, haja abrangência de complexidade”.
Como ser atendido pelo Opera Paraíba
Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) – O cadastro no Opera Paraíba acontece nas UBSFs das Secretarias de Saúde de cada município. Essa demanda é encaminhada para a Secretaria Estadual de Saúde, que faz o levantamento e direciona os pacientes de acordo com a localização para o hospital regional mais próximo.
Pelo site – O usuário do sistema público de saúde também tem a opção de fazer o cadastro pelo site www.operaparaiba.pb.gov.br, basta preencher o formulário, anexando seus exames e o laudo médico que apresente a necessidade de uma cirurgia. Então, o paciente é triado pela central de regulação e encaminhado para o Hospital Regional executante mais próximo. Desde sua criação, o Opera Paraíba realizou mais de 33 mil cirurgias acabando com a fila por atendimento e facilitando o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde.