A Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua – Centro POP, tem realizado oficinas que trabalham o desenvolvimento de potencialidades dos usuários do serviço.
São diversas oficinas como a de artes, artesanato e de esportes que têm como objetivo trabalhar as histórias de vida, cidadania, criatividade, concentração, saúde mental e construção de conhecimento.
O coordenador do serviço, Matheus Leitão, ressalta o valor dessas oficinas e a prestação dos serviços, como também a importância de tornar o Centro POP em um local de convivência e fortalecimento de vínculos.
Matheus ainda falou que já foi feita a aquisição de uma máquina de fabricação de vassouras para a realização de oficina, onde os usuários irão produzir o material e assim, possam comercializar e ter a sua própria renda.
O Centro POP é a porta de entrada da população em situação de rua para a rede socioassistencial. No local há a oferta de café da manhã, banho, lavagem de roupas, guarda-pertences e atendimento técnico, além de encaminhamentos e orientações necessárias sobre o acesso aos benefícios sociais do Cadastro Único, solicitação para Cédula de Identidade, Certidão de Nascimento e contato com serviços de saúde.