A partir de um projeto da disciplina Planejamento Paisagístico, de autoria da professora da UFCG de Patos-PB, Patrícia Souto, surgiu a ideia do plantio coletivo de árvores em parceria com o grupo de mulheres Mães de Pietá, juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A ação aconteceu na manhã desta quinta-feira (29), na Alça Sudeste.
Patrícia Souto explicou que a ideia inicial de arborizar a Alça Sudeste migrou para um trabalho coletivo e solidário, onde cada integrante do grupo Mulheres de Pietá teve a oportunidade de plantar uma árvore simbolizando a memória de cada filho devolvido para Deus.
Nesse contexto, a Prefeitura e a Secretaria de Meio Ambiente se juntaram para apoiar a iniciativa, que tem como objetivo estimular as mães para a caminhada e ao mesmo tempo para o cuidado com as árvores que foram plantadas como homenagem.
A secretária do Meio Ambiente, Manoela Rodrigues, e o vice-prefeito de Patos, Jacob Souto, também participaram da ação na manhã de hoje. Manoella disse que nesta ação foram plantadas 20 árvores, mas informou que o projeto completo envolve o plantio de mais de 60 árvores.
“Vai ficar algo simbólico e histórico na Alça Sudeste. É de suma importância ver a felicidade de todas as mães cuidando e tendo apreço por essas árvores”, comentou a secretária.
A coordenadora do grupo de mulheres Mães de Pietá, Márcia Mota, expressou satisfação em participar do projeto de arborização e enfatizou que o sentimento é de continuidade da vida, uma vez que cada filho está presente em cada árvore plantada através do sentimento de cada mãe.
Maria da Guia de Medeiros Lustosa, integrante das Mães de Pietá, frisou que o grupo é muito importante para proporcionar apoio mútuo entre as mães, e que a plantação das árvores é de muita grandeza para eternizar a memória dos filhos, além de contribuir para o meio ambiente.
Rita Marinho de Lima, que também é integrante do grupo Mães de Pietá, demonstrou alegria com o plantio das árvores, e se colocou à disposição para regar e cuidar de cada uma delas.
O grupo de mulheres Mães de Pietá surgiu em 2009, a partir do pensamento de padre Elias em reunir algumas mães para formar um grupo de orações e de solidariedade entre si. São mulheres que devolveram seus filhos para Deus, como elas preferem classificar. O grupo cresce a cada ano e já possui ramificações em outras cidades da Paraíba.