A governadora em exercício, Ligia Feliciano, visitou na tarde desta sexta-feira (11) o projeto Castelo de Bonecas e o Berçário da Penitenciária de Recuperação Feminina Maria Júlia Maranhão, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.
O projeto de ressocialização de mulheres em privação de liberdade é uma das boas práticas do sistema prisional paraibano reconhecida no país, por meio da qual as reeducandas engajadas na confecção de bonecas de pano e outras peças artesanais têm remição de pena por dias trabalhado.
Após conhecer as atividades do Castelo de Bonecas e conversar com reeducandas, Lígia Feliciano expressou sua satisfação em ver de perto duas ações tão significativas dentro das políticas públicas do Governo do Estado. “A ressocialização é possível, conversei com as reeducandas, observei elas trabalhando satisfeitas com a oportunidade de se tornarem artesãs com reconhecimento, com carteirinha de artesã, então quando elas saírem daqui saem com uma profissão, poderão ter sua independência econômica. Eu fiquei muito feliz de ver, além das tradicionais bonecas, agora na época do Natal tem aqui os arranjos natalinos, e o que mais nos enche de satisfação é ver que o Governo do Estado dedica ao sistema penal uma atenção grande, há dignidade aqui”, ressaltou.
Sobre o berçário, a ala das gestantes e das mães com bebês até seis meses, a governadora em exercício afirmou que o ambiente é bonito, limpo, colorido. “Inclusive elas têm sala de amamentação, acompanhamento psicológico e médico. Então é um trabalho digno que é desenvolvido aqui, todos estão de parabéns por essa iniciativa de ressocialização. Quanto mais ações de ressocialização forem praticadas melhor vai ser o futuro das apenadas e dos apenados. O secretário João Alves me falava sobre o projeto Esperança no Espaço em que reeducandos estão fabricando telescópios e assim a Paraíba vai inovando e o governador João Azevêdo vai cada vez mais ampliar essas políticas sociais, também para quem está em privação de liberdade”, comentou.
O secretário da Administração Penitenciária, João Alves de Albuquerque agradeceu a governadora em exercício, Lígia Feliciano, pela visita e destacou a garantia da gestora de que o Governo do Estado continuará ajudando esses e outros projetos de ressocialização.
Lígia Feliciano, acompanhada do deputado federal eleito Damião Feliciano, foi recepcionada pelo secretário João Alves de Albuquerque e pela diretora da unidade prisional, Cinthya Almeida. Também estavam presentes o gerente executivo de Ressocialização, João Sitonio Rosas, e o gerente executivo do Sistema Prisional, Ronaldo Porfírio. A governadora em exercício e demais visitantes receberam bonecas e presentes natalinos confeccionados pelas reeducandas.