A última pesquisa eleitoral IPEC para o segundo turno das eleições presidenciais de 2022, divulgada na tarde desta segunda-feira (10/10), mostra um cenário de estabilidade.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou 51% das intenções de voto, o mesmo percentual do levantamento da semana passada. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) oscilou um ponto para baixo e ficou com 42% das intenções de voto.
Votos brancos e nulos são 5% — um ponto a mais que na semana passada — e indecisos seguem sendo 2% dos entrevistados. Descontando esses votos, como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) procede na hora de contabilizar o resultado final, Lula marcou 55% dos votos válidos contra 45% de Bolsonaro.
Ainda segundo o IPEC, 48% dos eleitores não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro, enquanto 42% não votariam de jeito nenhum no petista. Na pesquisa anterior, a rejeição do presidente era de 50% contra 40% de Lula.
Contratado pela TV Globo, o levantamento entrevistou 2.000 pessoas entre sábado (8) e segunda-feira (10) em 130 municípios.
A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada sob o número BR-02853/2022.