Pesquisa Datafolha mostra que Lula supera o seu principal rival (Bolsonaro) nas pesquisas e reduziu a rejeição. Já Bolsonaro viu cair as intenções de voto e a avaliação positiva. Levantamento concluído pelo Paraná Pesquisas no dia 20 de maio já mostra um Rio Grande do Sul dividido, com 46,3% aprovando Bolsonaro e 48,6% desaprovando.
Vários fatores fizeram com que Lula tivesse mais destaque na região. O fator econômico, como em todo o país, influenciou, em especial, a alta dos preços. “Sobre a situação econômica dos entrevistados no Sul, em março, 41% diziam que tinha piorado. Agora são 51%”, diz Luciana Chong, diretora do Datafolha.
Os candidatos do Centro, como Dória e Sergio Moro, não estão bem articulados, fazendo com que o petista tenha mais visibilidade nas pesquisas.
O avanço de Lula no Sul deixou em estado de alerta a campanha de Bolsonaro, que vem procurando reagir ao avanço, intensificando agendas por lá. Entre abril e maio, o presidente foi a Pelotas (RS) e Maringá (PR).
Publicamente, aliados dizem que as pesquisas não correspondem à realidade. “Temos motivos para confiar mais em levantamentos internos, que mostram resultados diferentes”, afirma Ricardo Barros (PP-PR). Conquistar o Sul, que tem 15% do eleitorado, é importante para o pleito deste ano.