A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor participa, neste domingo (27), da ‘Caminhada para um consumo consciente’, com saída às 6h30, do Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú.
A atividade, que é uma ação conjunta do Procon-PB, secretarias da Prefeitura de João Pessoa e diversas instituições estaduais para comemorar o Dia Mundial do Consumidor celebrado a cada 15 de março, encerra as atividades do Mês do Consumidor. Os inscritos para participar do evento (que teve como taxa de inscrição dois quilos de alimentos não perecíveis), foram contemplados com uma camisa específica para a caminhada.
Além do Procon-PB e do Procon-JP, dois outros órgãos da Prefeitura de João Pessoa participam do evento: a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Outros órgãos estaduais como a Sudema, Cagepa, Aesa e PBTur também estarão presentes.
A caminhada do dia 27 encerra as atividades de comemoração alusivas ao Dia Mundial do Consumidor. O Procon-JP realizou ao longo do mês de março, várias ações em prol do consumidor para celebrar a data, iniciando no dia 7 com a implantação do atendimento exclusivo para o usuário do transporte público coletivo da Capital através do número 98873-9976, seguindo no dia 15 com ações na Lagoa e a divulgação do Cadastro das Reclamações Fundamentadas e neste dia 26 com o fechamento do Mutirão de Dívidas Bancárias, também no Parque Sólon de Lucena.
Consumo consciente – Mas, o que é consumo consciente ou sustentável? Em síntese, é estar atento para a real necessidade do que consumimos e aos possíveis impactos que podem causar à sociedade como um todo e ao meio ambiente. Seja um produto ou serviço, todo o consumo traz consequências positivas e negativas. Daí, é importante se preocupar em produzir menos lixo, conhecer a origem e os processos de fabricação dos produtos e dos impactos que eles causam ao longo de toda sua vida útil, desde a extração da matéria-prima ao descarte final.
Ao falar sobre o assunto, o secretário do Procon-JP, Rougger Guerra, enfatiza que algumas atitudes podem fazer a diferença. “O consumidor é a ponta final do ciclo de produção, depende dele adotar medidas para minimizar o impacto ambiental. É preciso ter consciência e consumir melhor, sem buscar apenas a satisfação rápida e desconsiderando as consequências ambientais. E esse olhar atento é também o que permite ao consumidor consciente cobrar mudanças, tanto dos poderes públicos quanto das empresas”, declarou.
Atendimentos do Procon-JP:
Sede: Avenida Pedro I, 473, Tambiá
Orientação e dúvidas: 0800-083-2015
Procon-JP na sua mão: (83) 98665-0179
WhatsApp do transporte público: (83) 98873-9976.