Restos de madeira, cadeira, material plástico, colchão e até um capacete foram alguns dos materiais que as equipes da Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) retiraram de uma galeria de águas pluviais, que fica na comunidade Saturnino de Brito, próximo ao residencial de mesmo nome, no bairro das Trincheiras.
O serviço de zeladoria é feito diariamente em diferentes regiões. Só no mês de fevereiro, a Seinfra realizou a manutenção de 202 galerias em 40 bairros da cidade.
O trabalho contou até com o auxílio de uma máquina retroescavadeira e acontece desde o início da semana, com equipes da Diretoria de Manutenção e Conservação (DMC).
“Esse é um exemplo clássico de descarte errado de materiais e resíduos nas vias, o que pode acarretar numa situação que provoca alagamento nas vias”, alertou Rodrigo Pacheco, diretor da DMC.
Essa galeria na comunidade Saturnino de Brito possui uma extensão de aproximadamente seis metros e é importante para guiar as águas de chuva na comunidade Saturnino de Brito. “Quando acontece a obstrução, é certo de que vai estourar em algum ponto. A gente faz esse serviço de manutenção regularmente, mas pede que a população evite o lançamento de materiais nas vias”, continuou Rodrigo Pacheco.
Serviço contínuo – Só no mês de fevereiro, a Seinfra realizou a manutenção de 202 galerias em 40 bairros da cidade. Os serviços incluem limpeza, desobstrução, recuperação, reposição de Poços de Visita (PVs) e implantação de placas.
População pode solicitar – A Seinfra disponibiliza o telefone do seu call center para que qualquer cidadão possa solicitar os serviços de manutenção de galerias. O número é o 0800-031-1530 e a ligação pode ser feita de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Outra forma de acessar os serviços é através da plataforma Prefeitura Conectada, no site da Prefeitura de João, onde o próprio cidadão pode abrir um chamado.